Uma nova tendência no mercado que pode garantir seu novo emprego

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus fez com que muitos aspectos de nossas vidas fossem modificados. Entre eles, a nossa forma de trabalhar. Os escritórios dentro de grandes centros comerciais deram lugar a mesas de jantar ou escrivaninhas improvisadas dentro de casa. As reuniões via videoconferência contam com nossos familiares, nossos pets e até nossas plantas como decoração ao fundo.

E com todas essas mudanças em nossas rotinas, a forma de entrevistar e ser entrevistado também mudou. Agora, boa parte das entrevistas são realizadas online, por meio de videochamadas. Além disso, algumas empresas solicitam que os candidatos enviem vídeo currículos, para que possam ser avaliados previamente para filtrar os que tiveram a melhor performance para uma próxima etapa.

Enquanto alguns possuem mais facilidade em falar por vídeo do que escrever suas experiências, por exemplo, outros já não se sentem tão confortáveis. Mas gravar um vídeo currículo não é nenhum bicho de sete cabeças e podemos provar! A seguir, confira seis dicas para você preparar um excelente vídeo currículo e se destacar na entrevista! 

1- Faça uma preparação prévia

Esse é o momento de você definir quais são as estratégias do seu vídeo currículo.  Estude sobre a empresa, pesquise, entenda o que vale a pena ser falado. Monte um pequeno roteiro para saber o que seguir enquanto grava seu vídeo, mas vale lembrar: é importante você decorar a sua fala e não ficar lendo o que você escreveu no seu roteiro, ok? Isso pode causar uma má impressão aos recrutadores.

2- Escolha bem os seus trajes e o fundo da filmagem

Quando falamos sobre escolher bem suas roupas, não significa que você deve usar algo muito formal ou que não tenha a ver com o seu estilo. Porém, pensar com cuidado na vestimenta que tenha a ver com a cultura da empresa é interessante para mostrar sua preocupação em estar alinhado(a) com a companhia.

Além disso, não se esqueça de escolher o melhor local possível para realizar a filmagem. De preferência um ambiente calmo, com boa iluminação (se puder ter a entrada de luz natural, melhor ainda!) e silencioso, para evitar qualquer tipo de distração não só para você, mas também para quem estará assistindo seu vídeo.

3- Procure o melhor enquadramento

Não são todas as pessoas que possuem um tripé para apoiar suas câmeras em casa. E tá tudo bem! Sem dúvidas esse não será um fator eliminatório por parte da empresa. Mas ter um certo cuidado e preocupação com a filmagem, pode fazer com que você ganhe alguns pontos. Por isso, busque um bom apoio para a sua câmera ou celular (como livros, prateleiras, suportes, etc) e verifique o enquadramento. 

Você não vai querer que seu vídeo corte metade da sua cabeça, certo? Muito menos filmar mais algum móvel do que o seu rosto, não é mesmo? Então verifique o melhor posicionamento, de forma que você esteja bem posicionado e centralizado na filmagem. Mostre bem o seu rosto e se possível, permita que seja possível observar o movimento de suas mãos enquanto fala, para trazer uma sensação de maior proximidade durante a entrevista, mesmo que virtualmente.

4- Capriche na postura

Uma boa postura é capaz de passar muito mais confiança durante uma entrevista, mesmo que o recrutador não esteja frente a frente com você. Por isso, lembre-se de manter a postura, evitando distrações como girar a cadeira, balançar as pernas ou qualquer outra movimentação que seja visível durante o vídeo. Nesse caso, a movimentação das mãos durante a fala é permitida, ok? Só se preocupe com o restante 🙂

5- Não se prolongue demais

Ao contrário do que muita gente pensa, um vídeo currículo bom não precisa ser longo. Pelo contrário: quanto mais sucinto, melhor! Mas isso não significa que um vídeo de 30 segundos seja suficiente. Tente resumir suas experiências e comentários em um vídeo com um tempo que varia entre 1:30 minutos e 2 minutos. Assim, ele não será cansativo e trará todas as informações pertinentes.

6- Seja você mesmo

Apesar de todas as dicas citadas anteriormente, é extremamente importante que você não finja ser aquilo que não é só para conseguir um emprego em específico. A sua personalidade, o seu jeito devem ser respeitados e mostrados desde o início (mas sempre com educação e respeito, é claro!). 

Afinal, se você for contratado, essas pessoas irão lidar com você e sua personalidade diariamente, então, seja você mesmo e acima de tudo, acredite no seu potencial e no quanto você é capaz. Temos certeza de que isso já é a garantia necessária para o seu sucesso!

Curtiu as nossas dicas? Então conte pra gente se você irá colocá-las em prática na sua próxima entrevista de emprego!

E para quem está em busca de trabalho, a Hprojekt possui um portal recheado de vagas incríveis. São mais de 200 oportunidades esperando por você!

Para saber mais, clique aqui. Quem sabe a sua vaga dos sonhos não está mais próxima do que você imagina? 🙂

 

Comments are closed.

EN PT ES