Veja como empresas estrangeiras e profissionais brasileiros estão se beneficiando com o modelo anywhere office

No que diz respeito à busca de talentos em TI, o Brasil é a nova “Terra Prometida” para as empresas. O pool de talentos da tecnologia brasileira vem com um pacote diferente de trabalhadores de tecnologia: além de todas as habilidades de codificação e raciocínio computacional, esses funcionários vêm embalados com um conjunto de habilidades criativas que é um impulso total para qualquer posição.

Mas o Brasil não é apenas o novo oásis para serviços terceirizados de TI, ele pode ser considerado um berço de talentos revolucionários para a área de tecnologia.

Esses profissionais são “temperados” com a inovação impulsionada pela necessidade. Todos nós sabemos que a necessidade é a mãe da invenção e a invenção é irmã da inovação.

Os últimos dez anos definiram o mercado brasileiro como um importante player, mais do que apenas um provedor de outsourcing.

Por que as empresas estrangeiras enxergam esse momento como o momento ideal?

Com uma moeda bastante desvalorizada no Brasil, a contratação de profissionais brasileiros remunerados em Real é um ótimo negócio, com uma taxa de câmbio muito vantajosa que permite a esses profissionais custar até 80% menos que seus colegas americanos ou europeus, que podem levar a uma redução expressiva dos custos anuais.

Tudo isso pode ser realizado por meio de um processo de contratação muito simples, sem complicações, sem dor de cabeça e sem custos elevados. Este é um cenário perfeito para empresas emergentes ou start-ups que podem usar a tendência de escritórios em qualquer lugar para expandir suas possibilidades enquanto economizam dinheiro sem sacrificar a qualidade.

Segundo a Forbes, para as start-ups de tecnologia no Brasil, o futuro é agora. O país dá sinais de que o gigante adormecido finalmente está acordando e caminhando para o ponto de inflexão.

Mas por quê?

Porque o Brasil não só se tornou um interessante polo de inovação, mas também vem formando profissionais de alta qualidade, com mentes brilhantes e muitas possibilidades.

Estamos falando de um mercado com mais de um smartphone ativo por pessoa, onde empresas de tecnologia de todo o mundo são capazes de prosperar, mas que também tem um cenário de tecnologia comovente com jogadores que superam o país, movidos principalmente pela paixão e, de claro, criatividade, que parece ser a palavra-chave em uma terra que está cavando seu próprio capítulo no mundo dos negócios, principalmente no que diz respeito às start-ups.

Além disso, há também o fato de que a TI desempenha um papel importante nas principais economias emergentes em todo o topo e o Brasil não é uma exceção, mas é um dos líderes desse movimento.

Os números do cenário tech brasileiro

– Mais de 2 milhões de profissionais de TI;
– 20 vezes mais start-ups em 2020 em comparação a 2011, segundo a Associação Brasileira de Start-ups (Abstartups);
– crescimento de 27% no número de start-ups desde 2018;
– Topo da lista de Profissões Emergentes de acordo com o LinkedIn;
– O Brasil está listado entre os 10 principais países em número de unicórnios;
– Classificado em 40 entre 192 países no Índice de Preparação para IA de 2019 da Oxford Insights, de acordo com o Venture Beat;
– O país lidera o bloco emergente sul-americano em IA habilitado; negócios, de acordo com a Deloitte em 2019;
– A maior população global de desenvolvedores Java;
– Mais da metade dos unicórnios da América Latina estão no Brasil.

A América Latina está assumindo a liderança em terceirização de profissionais de TI, enquanto a Ásia – que costumava ser a líder, está em uma espiral decrescente, como mostra um relatório global da CB Insights, que diz: “A América Latina se torna uma das regiões de crescimento mais rápido para financiamento de fintech: a América Latina superou a China e a Índia em financiamento de fintech no segundo trimestre de 19, com 23 negócios no valor de $ 481 milhões. O terceiro trimestre de 19 já viu uma mega-rodada de US $ 400 milhões para o banco desafiador digital NuBank, com sede no Brasil ”.

As vantagens de contratar profissionais de tecnologia brasileiros:

Além de todo o histórico positivo no cenário brasileiro de TI, as vantagens vão longe da criatividade dos profissionais e das possibilidades lideradas por esses profissionais nas empresas brasileiras. Verifique algumas vantagens reais em contratar esses trabalhadores em qualquer lugar do mundo:
– 46 mil graduados em TI por ano vêm de universidades brasileiras;
– 1ª universidade no ranking das 200 melhores universidades da América Latina – Universidade de São Paulo (USP) está no Brasil. Ele também tem 71 outras instituições na lista.
– É o maior investidor em TI da América Latina;
– 2º lugar no ranking global de sistemas legados e desenvolvimento corporativo em desenvolvedores de mainframe – atrás apenas dos EUA;
– 4ª posição no ranking global de desenvolvedores front-end;
– 6º maior mercado de TI do planeta;
– Possui uma das menores taxas de rotatividade do mundo;
– Corte de até 80% nas despesas com contratação e folha de pagamento em comparação com funcionários europeus ou americanos.

Fonte: Blog Ubiminds.

Surfando na onda de TI brasileira

Todas essas informações significam principalmente uma coisa: que o Brasil certamente tem estabelecido um novo padrão para profissionais de TI em todo o mundo, que não são apenas embalados com habilidades técnicas e analíticas, mas também e principalmente movidos pela paixão, criatividade, habilidades sociais e intenções de liderança.

O Brasil criou um pool de talentos de trabalhadores de TI que pode fazer uma diferença real na economia e no desenvolvimento do país, se usado com sabedoria e investimentos adequados. Assim como um número crescente de empresas de tecnologia, como fintechs e unicórnios, surge no horizonte, o Brasil pode ser considerado um mar de oportunidades não só para o mercado interno, mas para quem quiser investir nele. Com isso em mente, agora cabe ao mercado global escolher se está pronto para surfar aquela onda ou para vê-la crescer à medida que vai levando embora a concorrência. 

Veja a entrevista do Henry Novaes (sócio fundador da Hprojekt) para o Jornal Bom Dia Brasil e veja como nos preparamos para ajudar profissionais brasileiros e empresas estrangeiras através do hprojekt.io:

Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, acesse nosso portal de vagas e confira todas as oportunidades disponíveis (tanto no formato anywhere office, quanto presencial). É só clicar no botão “Candidate-se” na página da(s) vaga(s) do seu interesse e preencher as informações necessárias. Feito isso, o consultor responsável por cada vaga dará sequência ao processo.

Caso não encontre nenhuma vaga do seu interesse, envie seu currículo para [email protected] e entraremos em contato quando houver uma oportunidade compatível.

Por:
Ana Carolina Coelho – Sócia fundadora da Hprojekt

Comments are closed.

EN PT ES