Entenda como funciona esse tipo de contratação e quais são as vantagens 

O cenário econômico tem sofrido mudanças constantes. A pandemia causada pela Covid-19 causou um grande impacto na economia global e o mercado teve de agir de maneira drástica. Para a grande parte das empresas que conseguiram enfrentar essa fase sem fechar as portas, a solução encontrada foi enxugar o quadro de colaboradores. 

Por outro lado, alguns segmentos como os farmacêuticos, alimentícios, embalagens, agronegócios e metalúrgicos viram seus negócios ampliarem mesmo nesse período crítico. E com isso, surge a necessidade de mais mão-de-obra. A situação incerta faz com que trazer profissionais CLT seja algo arriscado, tornando a contratação temporária uma excelente alternativa para suprir as demandas sem sobrecarregar a equipe atual e sem causar grandes impactos na folha de pagamento. 

Mas, pensando no outro lado, será que vale a pena se candidatar para uma vaga temporária? Quais são os benefícios que esse tipo de contratação proporciona? Vamos entender mais sobre essa tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho no país e também mostrar quais são suas vantagens. Confira!

Aumento da demanda

Quando falamos em aumento de demanda nos setores de consumo, é comum associarmos essa necessidade a períodos específicos do ano, como o Dia das Mães, Páscoa e Natal. E realmente, essas épocas são as que mais necessitam de mão-de-obra especializada em anos comuns. 

Porém, em virtude da pandemia, em 2020 vimos esse cenário mudar. As contratações por parte das lojas de rua e também dos shoppings desapareceram, a procura por ovos de Páscoa diminuiu e os presentes para as mães foram lembranças simples que poderiam ser enviadas à distância. Mas o que notamos foi uma mudança significativa nas áreas de trabalho e quem se sentiu inseguro e sem perspectivas de trabalho, encontrou na indústria uma luz no fim do túnel. 

Para se ter uma ideia, a modalidade de contratação temporária cresceu impressionantes 90% entre o segundo trimestre do ano de 2020, segundo informações da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). Mais de 2 milhões de vagas foram abertas em busca de atender as necessidades que estavam movimentando esse novo mercado. 

A gigante de comércio eletrônico Amazon, por exemplo, ampliou seus centros logísticos abrindo mais três unidades em pleno período de pandemia, impulsionados pelo aumento de pedidos on-line de março de 2020 até o momento. Para aumentar as demandas, foram realizadas mais de 1.500 contratações entre colaboradores efetivos e temporários, de acordo com informações da Forbes

Como funciona o processo de contratação?

A contratação de colaboradores temporários ocorre por intermédio de uma empresa voltada para trabalhos temporários e terceirização, que é solicitada por uma companhia, que é a tomadora de serviços. Com isso, a tomadora informa a mão-de-obra necessária para aquele período e a empresa de temporários vai em busca de profissionais capacitados para realizar esse trabalho.

Com isso, o funcionário tem um contrato com duração máxima de até 180 dias, com possibilidade de prorrogação de mais 90 dias corridos. E engana-se quem pensa que o trabalhador temporário não possui direitos em sua contratação. Pelo contrário, seus direitos são praticamente os mesmos de um funcionário CLT – exceto pelo fato de não receber aviso prévio, nem multa de 40% sobre o valor do FGTS.

Apesar disso, suas vantagens ainda se destacam. Entre elas, podemos citar a jornada de trabalho de no máximo 8 horas diárias, com acréscimo de 50% do valor em caso de horas extras; descanso semanal remunerado; registro como trabalhador temporário em Carteira de Trabalho e Previdência Social, remuneração equiparada aos colaboradores da mesma categoria dentro da empresa; pagamento de férias proporcionais, entre outros. 

Vale a pena me candidatar para uma vaga temporária?

Sim, vale a pena. Levando em conta o momento em que estamos atravessando atualmente, a possibilidade de ter um trabalho com os mesmos direitos e benefícios de um contratado CLT faz com que esse tipo de contratação valha a pena para um profissional que está disponível para o mercado de trabalho e busca recolocação, ou até mesmo que opta por trabalhos temporários ao invés de possuir um emprego fixo. 

Entre os benefícios que esse tipo de contratação pode trazer, podemos citar:

  • Mais aprendizado

Os trabalhos temporários podem trazer oportunidades diferentes das quais o profissional estava habituado anteriormente, permitindo novas experiências e aprendizados dentro desse novo ambiente. Isso agrega – e muito!- o currículo, já que atualmente a busca por profissionais multitarefas tem se tornado uma tendência. 

  • Networking 

Atribuir novas experiências de trabalho também nos possibilitam novos contatos com diversos profissionais de diferentes áreas. E isso é ótimo para garantir um bom networking! Fazer um bom serviço e se mostrar disposto(a) a aprender cada vez mais pode abrir portas em novas empresas, ou até mesmo em novos cargos na empresa da qual você forneceu serviços temporários. 

  • Possibilidade de efetivação

Com a economia sendo reaquecida aos poucos, não são poucos os relatos de profissionais que começaram a prestar serviços temporários dentro de empresas e que, por se destacarem em suas tarefas, acabaram por ser efetivados. As empresas que tiveram aumento de mão-de-obra não querem perder os bons profissionais que encontraram em meio a pandemia, por isso, as oportunidades de efetivação são grandes. 

Como encontrar uma empresa para me tornar temporário(a)?

Para iniciar essa empreitada como colaborador(a) temporário(a), é importante buscar uma empresa com credibilidade e que preze pelos seus direitos como funcionário. 

A Hprojekt Outsourcing é especializada em contratações de temporários e terceirizados, conectando os melhores profissionais com as melhores empresas. 

Entre em contato conosco e saiba mais! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.

EN PT ES