Saiba mais a respeito dessa modalidade que está cada vez mais em alta no Brasil 

Os impactos da pandemia causada pela Covid-19 mudaram diversas perspectivas sobre o mercado de trabalho. Foram necessárias várias mudanças dentro das companhias para que os serviços continuassem funcionando (quase que) normalmente e, infelizmente, um grande número de trabalhadores foram dispensados de suas atividades.

Com isso, foi sentida a falta de mão de obra em grande parte das empresas, que se viram em uma situação delicada, já que com o destino incerto, seria complicado fazer novas contratações. Sendo assim, a contratação terceirizada se tornou uma alternativa benéfica tanto para os empregadores, que suprem suas necessidades de mão de obra qualificada, quanto para colaboradores que se encontram disponíveis para o mercado de trabalho. 

Mas afinal, como funciona o processo de terceirização? Quais são seus benefícios? A modalidade de contratação é semelhante ao formato CLT? Vamos descobrir tudo isso a seguir. Confira!

Sobre a terceirização

A Lei de número 13.429/2017, também conhecida como a Lei da Terceirização foi sancionada pelo então presidente Michel Temer, como uma forma de atualização à antiga Lei de número 6.019/74. Tal legislação foi alterada com o objetivo de “permitir a terceirização ampla da atividade empresarial, em qualquer parte da cadeia produtiva, inclusive atividade fim, assim como contratação de trabalhadores autônomos sem o estabelecimento de vínculo empregatício”, de acordo com informações extraídas em matéria publicada pelo Diário do Comércio.

Em suma, a Lei prevê que as empresas podem contratar boa parte do seu quadro de colaboradores de maneira terceirizada, para que o vínculo empregatício seja B2B, ou seja, de empresa para empresa.

“Mas como assim, de empresa para empresa?”

Com a demanda crescente por pelo processo de terceirização, existem empresas voltadas apenas para esse tipo de prestação de serviços. Isso significa que o funcionário, na verdade, será contratado por uma empresa responsável pelo processo de terceirização, e ele sim ficará encarregado de cuidar de sua contratação, gerenciamento de colaboradores e também da remuneração do colaborador terceirizado. 

Ainda de acordo com a Lei, a responsabilidade de acompanhamento da jornada de trabalho desses colaboradores também é da empresa prestadora de serviços, já que todo o processo de pagamento faz parte das atribuições dos prestadores. Porém, é válido ressaltar que em caso de não pagamento dos salários dos colaboradores, a empresa contratante pode ser responsabilizada pelo pagamento dos encargos pendentes.

Quais são as vantagens para os contratantes?

Entre as vantagens para as empresas com esse tipo de contratação, podemos destacar: 

  • Prevenção em relação a gastos imprevistos; 
  • Melhora na gestão da empresa; 
  • Substituição rápida do funcionário em caso de problemas e/ou emergências; 
  • Maior controle de despesas;
  • Mais produtividade.

Demandas crescentes por terceirizações 

Em matéria publicada pelo portal Terra, em 2018, cerca de 22% dos trabalhadores formais prestavam serviços de forma terceirizada. E a estimativa é que ocorra um crescimento de 34% em 2021, já que a procura por terceirização vem aumentando de forma bastante significativa. 

Isso traz esperanças de fomentar novamente o mercado de trabalho e proporcionar novas oportunidades para aqueles que perderam seus empregos durante a pandemia. E para quem pensa que aceitar uma oportunidade de terceirização não é vantajoso, saiba que existem diversos benefícios.

Benefícios do colaborador terceirizado

Apesar de não fazer parte do quadro de funcionários fixos da empresa, o colaborador terceirizado possui os mesmos benefícios de um colaborador contratado em regime CLT. Entre eles, podemos citar:

  • Carteira de trabalho assinada;
  • Salário fixo mensal;
  • Apoio do sindicato da área pertencente;
  • Todos os benefícios trabalhistas, como FGTS, INSS, vale-transporte, descanso semanal remunerado, férias, décimo terceiro e reajuste salarial em conformidade com sua categoria.  

Porém, é válido ressaltar que são poucas as empresas prestadoras de serviços que oferecem alguns benefícios extras, como assistência médica e odontológica e vale-refeição/alimentação. Isso deve ser discutido com o sindicato de cada classe trabalhadora que está sendo contratada. 

Uma outra vantagem para o trabalhador terceirizado é a possibilidade de entrada em novos mercados, ampliando seu leque de conhecimento e permitindo o aprimoramento de seus serviços, algo bastante significativo para seu crescimento profissional. 

Observações importantes sobre esse tipo de contratação

Apesar do funcionário ter seu contrato de trabalho sob responsabilidade da empresa prestadora de serviços, é muito importante que a empresa tomadora de serviços solicite constantemente a apresentação dos documentos comprobatórios referentes ao cumprimento de seus direitos, além do pagamento de tributos e encargos em dia. Toda empresa terceirizada deve fornecer isso para a tomadora. 

Também é válido reforçar que, apesar do colaborador terceirizado responder exclusivamente à empresa prestadora de serviços, a companhia tomadora do serviço pode e deve fornecer orientações sobre a rotina de trabalho e também dar feedbacks em relação à postura de trabalho do colaborador. 

A importância de uma boa empresa prestadora de serviços

Com todas as informações mencionadas acima, fica claro que o processo de terceirização é algo delicado e que deve ser tratado com muita atenção, cuidado e profissionalismo. Sendo assim, é essencial buscar uma empresa séria, que possua boas referências no mercado e que garanta a satisfação tanto dos colaboradores, como da empresa contratante.

A Hprojekt Outsourcing surge da experiência de grandes profissionais no ramo de terceirização e temporários, trabalhando em parceria com grandes empresas dos mais variados segmentos, realizando a conexão entre elas e excelentes profissionais.

Deseja incluir em seu quadro de colaboradores funcionários altamente capacitados? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar a sua empresa a alavancar cada vez mais e realizar novos e bons negócios 😉 

 

Comments are closed.

EN PT ES