Entenda porque aderir à terceirização pode ser tão importante para as empresas

Em algum momento da sua vida, você provavelmente já ouviu alguém falar a respeito de terceirização. Mas você sabe o que ela realmente representa? O processo de terceirização ocorre quando uma organização tomadora de serviços conta com o auxílio de uma empresa responsável por oferecer mão de obra. Essa, por sua vez, traz profissionais para realizar serviços que precisam ser executados para viabilizar a atividade principal dessa empresa. 

A terceirização já faz parte da nossa realidade há alguns anos, porém de forma mais discreta. Ao ir pagar uma conta em um banco, saiba que aquele segurança provavelmente não é um funcionário da companhia, mas sim de uma empresa terceirizada. O mesmo ocorre com auxiliares de limpeza em shoppings centers, edifícios residenciais e comerciais. Os vigilantes de espaços industriais ou de pequenas empresas, também. 

Agora, essa modalidade de contrato, que costumava existir em tese apenas para essas áreas, está se transformando como um todo. Por um grande espaço de tempo, existiam algumas restrições para a prática da terceirização. 

Terceirização antigamente x hoje em dia

Antes, ela só era permitida para atividades-meio, o que significa que uma empresa automobilística, por exemplo, poderia terceirizar determinados serviços como ordenamento, limpeza e segurança, mas não poderia terceirizar um funcionário responsável pela linha de montagem dos veículos. Esse último, deveria ter vínculo com a empresa muito bem estabelecido, sendo registrado com carteira de trabalho assinada e recebendo todos os seus direitos.

Porém, com a economia cada vez mais incerta, foi colocada em pauta a possibilidade de terceirizar todas as atividades dentro das empresas, de forma a reduzir custos e mesmo assim, manter a qualidade dos serviços prestados. Até que em março de 2017, o então presidente Michel Temer sancionou a Lei de nº 13.429/2017, que alterou dispositivos da Lei de nº 6.019/1974, possibilitando que praticamente todos os colaboradores dentro das empresas fossem terceirizados.

Apesar de se tratar de um assunto bastante polêmico, o processo de terceirização é um passo importante para países que enfrentam um período preocupante de recessão econômica e principalmente, com a falta de emprego. Com terceirizados, é possível manter a empresa ativa com redução de custos administrativos e, como consequência, gerar mais empregos.

Quais são os benefícios dessa escolha para as empresas?

Ao optar pela terceirização da mão de obra, é possível enxugar determinados setores dentro das companhias, permitindo que a relação do gestor responsável pela área consiga dar mais atenção aos seus colaboradores, permitindo um organograma menor e consequentemente, tornando as tomadas de decisões mais ágeis e menos burocráticas. 

Outra vantagem é a capacidade de se adaptar mais facilmente a todas as mudanças que ocorrem tanto no mercado como um todo, como no comportamento do consumidor.

Levando em consideração o momento delicado em que estamos vivendo atualmente, é uma proposta interessante para manter a oferta de serviços por parte da empresa conforme as necessidades do mercado, mas permitindo um quadro de colaboradores mais adaptável a cada situação que a companhia pode enfrentar pelos próximos anos.  

Quem tem a responsabilidade sobre o colaborador terceirizado?

As responsabilidades sobre todas as obrigações trabalhistas e benefícios do colaborador são da empresa prestadora de serviços. Porém, se ela não cumprir com as obrigações determinadas por lei, a empresa tomadora de serviços também é responsabilizada pelo colaborador, tendo de arcar com as despesas que a primeira empresa não cumpriu.  

Vale ressaltar que o colaborador terceirizado possui os mesmos direitos de um funcionário contratado em regime CLT, porém tem seus benefícios estabelecidos e arcados pela empresa responsável pela terceirização. Isso precisa ser discutido no momento do contrato, para que não haja nenhum tipo de conflito entre ambas as partes.

Os cuidados necessários na terceirização

Para a empresa tomadora de serviços, contratar funcionários terceirizados é uma excelente estratégia para conseguir suprir demandas específicas e também não impactar tanto o fluxo de caixa da companhia. Mas, apesar da contratação não ser de responsabilidade da empresa, é importante se atentar a qual empresa prestadora de serviços será escolhida para fornecer a terceirização desses profissionais.

É importante escolher uma empresa que saiba de suas responsabilidades e forneça informações claras sobre seu papel de contratação, tanto para a empresa contratante, como para o colaborador que será responsável por ter seu serviço terceirizado.

 

Credibilidade e transparência são fatores chave antes de estabelecer esse tipo de vínculo. Pensando nisso, a Hprojekt Outsourcing oferece as melhores soluções para contratações de terceirizados, temporários, hunting e muito mais.
Tudo isso com toda a segurança e assertividade que só o nosso time é capaz de oferecer!

Ficou interessado? Entre em contato com a gente.

Será um prazer ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais!  

 

Comments are closed.

EN PT ES