Cidade do interior de São Paulo é considerado polo de inovação e tecnologia

Localizada no interior de São Paulo, a cerca de 230 quilômetros da capital, a cidade de São Carlos possui 250 mil habitantes, sendo o 13º maior município do estado, além de uma população flutuante de cerca de 30 mil universitários. Isso porque duas universidades importantes, como a USP, UFSCar e a FATEC São Carlos, possuem cursos que atraem alunos de diversos cantos do país para seus campus. 

Polo de desenvolvimento científico e tecnológico

Entre os cursos mais disputados entre os universitários, estão os das áreas voltadas para a tecnologia. São Carlos é conhecida desde sua fundação como um ponto regional industrial de referência, fazendo com que os setores de tecnologia e empreendedorismo ganhem cada vez mais força nos dias atuais.

De acordo com o G1, estima-se que as universidades locais colocam, em média, 300 profissionais da área de computação no mercado anualmente, já que a cidade concentra o maior número de pesquisadores com doutorado do Brasil: 2,5 mil, uma média 10 vezes maior que a média nacional de acordo com um levantamento realizado pela USP

Aumento da necessidade de mão de obra qualificada

São cerca de 50 empresas do setor, que empregam mais de mil e quinhentos profissionais. Com isso, diversas startups, centros de inovação, laboratórios de pesquisa e coworkings começaram a surgir na região. Sendo considerada uma espécie de “Vale do Silício brasileira”, a cidade se tornou o endereço certo para os apaixonados por tecnologia.

Isso faz com que os graduandos deixem de lado a ideia de morar em outra cidade após a conclusão do curso e permaneçam em São Carlos. E isso pode ser um excelente negócio, já que a necessidade de mão de obra especializada cresce a cada dia.

Por que “Vale do Silício brasileiro”?

Um verdadeiro polo de inovação e empreendedorismo, São Carlos recebeu o título de “Vale do Silício brasileiro”, por reunir grandes empresas e excelentes profissionais. Prova disso é a empreitada de dois profissionais que decidiram inovar, adaptando uma antiga fábrica de tecidos em um ecossistema para reunir startups pequenas e braços de grandes empresas em um só lugar. 

E o espaço já está muito bem ocupado: em seus 21 mil metros quadrados, é possível encontrar grandes nomes como Santander, Serasa, Movile, Mercado Livre, Ambev, Mapfre, Electrolux e Roche.

Qualidade de vida e oportunidade de crescimento

E para quem tem dúvidas sobre realmente valer a pena mudar de outra cidade, ou até mesmo de São Paulo para São Carlos, saiba que os índices de qualidade de vida do município são motivos de muitos elogios por quem ali habita.

Em pesquisa realizada em conjunto pela USP São Carlos, UFSCar e FATEC Jaú, São Carlos foi escolhida como a cidade que mais se destaca nos quesitos de saúde, educação e segurança. 

Além disso, as vantagens de viver em uma cidade do interior são inúmeras, já que além da tranquilidade e segurança que uma cidade menor proporciona, ainda há a facilidade de mobilidade, proximidade com a capital e o mercado de trabalho bastante aquecido. 

Oportunidades em São Carlos

E com todas essas informações sobre o “Vale do Silício brasileiro”, você já pensou em trabalhar na cidade? Se sua resposta for sim, saiba que estão disponíveis novas vagas para diferentes empresas dentro da área de talentos digitais.

A Hprojekt possui um banco com mais de 150 vagas nos mais variados segmentos em São Carlos e também em todo o Brasil. Você pode conferir todas elas clicando aqui. Quem sabe sua nova oportunidade não está aqui, não é mesmo? Inscreva-se e boa sorte!

Comments are closed.

EN PT ES