Entenda mais sobre essa função tão importante no mercado atualmente

Nos dias atuais, a tecnologia se tornou imprescindível para qualquer mercado. O seu crescimento trouxe à tona novos profissionais que passaram a compor o time de funcionários das mais variadas empresas.

O Tech Recruiter

No setor de recursos humanos, o recrutamento e seleção não é uma novidade, mas o Tech Recruiter pode ser um profissional desconhecido para muitos. Esse cargo é  responsável por recrutar profissionais da área de tecnologia, se tornando o verdadeiro elo da necessidade da empresa e o talento correto, com suas devidas skills.

Para entendermos mais a respeito dessa função, conversamos com a Eduarda Zaneltin, nossa líder na área de recrutamento em tecnologia.

1- O que é ser um Tech Recruiter?

Um Tech Recruiter (ou recrutador técnico), como o nome já diz, é o profissional que recruta pessoas no setor de tecnologia e desenvolvimento, com base em habilidades técnicas.

É uma das profissões em processo de expansão, que exige que o profissional entenda cada vez mais tanto da área de recursos humanos, quanto da área de tecnologia. Lembrando que, uma experiência prévia na área de tecnologia não é um requisito, mas sim a vontade de se manter atualizado e aberto a conhecer cada vez mais sobre essa área.

2- Como é ser um Tech Recruiter?

Ser um Tech Recruiter é um aprendizado diário, aprendendo cada vez mais a respeito inovação e informações do mercado de tecnologia. Não é simplesmente recrutar, entrevistar e fazer avaliações por competências comportamentais. É entender uma stack, é entender de que forma que as tecnologias se conversam, é entender de novos negócios e conectar o melhor talento para melhor empresa.

3- O que é preciso fazer para se tornar um Tech Recruiter?

Minimamente é ter uma afinidade com tecnologia. Se interessar por esse mundo tão incrível e grandioso e entender o quanto ele atinge a vida das pessoas. É importante também manter-se atualizado e aberto para conhecer coisas novas com constância. Seja uma nova linguagem de programação, uma cultura, uma lógica, uma biblioteca, entender as boas práticas, entre outros.

4- Como atrair grandes talentos?

Entenda o escopo da sua vaga. Tenha sempre um bom relacionamento com o gestor ou com alguma pessoa da equipe técnica. Toda troca é sempre válida para conhecer mais sobre tecnologias, projetos, culturas e conceitos. Pesquise, “dê um Google”, tem muito blog bacana hoje em dia que passa as informações de forma muito didática.

Com o tempo você vai internalizando todas essas informações e as validações vão fluir com mais naturalidade. Se tiver a oportunidade, se inscreva em Meetups e comunidades. Muitos são gratuitos e o pessoal é fantástico! Escute podcasts. Hoje em dia temos muitos podcasts que falam sobre tecnologia. Aprenda durante a entrevista. Os profissionais acabam te explicando alguns conceitos mais complexos, o que é muito agregador.

5- Qual a melhor forma de se relacionar com os candidatos?

É sempre recomendável manter um bom relacionamento com os candidatos, às vezes não rola um matching com a oportunidade que estamos oferecendo naquele momento, mas não faltarão vagas em um futuro próximo. Ah, e fora isso, o seu contato de hoje pode ser o seu cliente de amanhã!

 A área de tecnologia tem um processo bem diferente dos demais segmentos do mercado. A gente vai pegando o jeito com a prática e trocando com os profissionais. O mais importante é sempre ter um processo humanizado!

6- Na sua visão, quais são as vagas promissoras na área de tecnologia?

O mercado de tecnologia está crescente em diversas áreas. Mas, podemos apostar em Cientista/Engenheiro de Dados, Especialistas em Cloud/DevOps, Arquitetos Java, DevSecOps e Cyber Security são as grandes buscas no momento.

7- Qual é a sua dica como recrutadora para os candidatos dessa área?

Como toda dica de RH, mantenha seu LinkedIn atualizado. Por falar em atualização, é super importante que profissionais da área de tecnologia busquem estar em constante aprendizado. Seja em cursos online, participação em comunidades, eventos, Meetups, etc.

Conhecer a cultura da empresa antes da entrevista é essencial, até mesmo para você saber responder porque quer trabalhar lá. Durante sua entrevista, mostre suas competências a partir de ações e resultados. Lembre-se a escolha é sempre uma via de mão dupla.

8- Alguma dica para entrevistas à distância?

Estamos enfrentando um período de quarentena e com isso, o formato de entrevista mudou em todas as empresas. Sugerimos que reserve um espaço tranquilo para que sua entrevista aconteça. Garanta que seu áudio e câmera estejam funcionando e que tenha o local escolhido tenha uma boa iluminação.

Os bate-papos estão acontecendo via call ou vídeo conferência, e vem trazendo grandes aprendizados e resultados. Com isso, temos a certeza de que esse será o novo normal.

 

Por Eduarda Zaneltin – Partner & Product Owner

Saiba mais detalhes sobre esses e outros assuntos acessando o nosso blog.

Para contar com um Tech Recruiter para a sua empresa, entre em contato conosco.

 

Comments are closed.

EN PT ES