Dicas valiosas para deixar a procrastinação de lado e render mais

A pandemia causada pela Covid-19 mudou o estilo de vida de pessoas no mundo todo. A rotina em escritórios foi trocada pelo trabalho na mesa na sala de jantar, ou em um espaço improvisado pela casa. Diversas empresas notaram a necessidade de adaptar seus serviços para que seus funcionários pudessem trabalhar na modalidade home office, garantindo mais segurança para todos. 

Porém, será que essa nova rotina realmente funciona? Ou o fato de estar em casa faz com que as pessoas acabem procrastinando mais e intercalando os serviços de casa durante o período de trabalho, afetando a produtividade? 

A dificuldade em separar o ambiente de trabalho x área de descanso

De acordo com uma matéria publicada pelo National Geographic, que entrou em contato com alguns professores de universidades renomadas nos Estados Unidos, o isolamento fez com que nossas habilidades fossem prejudicadas, dificultando nossa concentração ao realizar tarefas. Além disso, muitas pessoas se queixam da dificuldade em conseguir separar o ambiente de trabalho com o local de descanso, já que agora ambos se tornaram o mesmo lugar. 

A cargo de curiosidade, enquanto redigimos essa publicação, o curso mais acessado no LinkedIn Learning  no Brasil leva o título de “Como vencer a procrastinação”, ministrado por Brenda Bailey-Hughes, professora de comunicação e liderança nos Estados Unidos.  A plataforma não divulga o número exato de usuários que realizaram o curso, mas estima-se uma média de 180 mil alunos. 

Mas qual será a resposta certa para essa pergunta? Como vencer a vontade de procrastinar para melhorar a performance de trabalho?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para fazer com que seja possível aumentar a produtividade, independentemente do local escolhido para trabalhar. Confira a seguir!

1 – Priorize suas tarefas

Pode parecer algo óbvio, mas utilizar a primeira hora do seu dia para organizar suas tarefas é uma excelente forma de otimizar seu trabalho. Selecione suas atividades por ordem de prioridade, quais serão mais complexas, exigindo mais do seu tempo e quais são possíveis de serem realizadas rapidamente. 

A dica é utilizar alguma ferramenta para gerenciar suas demandas. Seja em plataformas online de organização, onde é possível selecionar tarefas e concluí-las, ou utilizando o método tradicional, como agendas e planners, a sensação de finalizá-las é algo único e dão aquele gás para ir em busca de encerrar mais atividades ao longo do dia de trabalho. 

2- Defina seus horários e evite o cansaço

Uma das maiores queixas dos profissionais em home office é o aumento de carga horária no trabalho. Por estar em casa, muitas vezes o serviço começa mais cedo que o horário padrão e termina tarde da noite. Porém, esse é um grande erro que pode inclusive causar grandes consequências em seu serviço.

De acordo com uma matéria publicada pelo UOL, pesquisadores comprovam que passar as noites trabalhando pode fazer com que o rendimento seja totalmente prejudicado. Uma noite mal dormida, ou trabalhar intensamente sem nenhum tipo de pausa traz riscos como falta de atenção, dificuldade de aprendizagem, perda de memória, além da concentração afetada. 

Sendo assim, é muito importante definir o seu horário de trabalho. Isso serve tanto para realizar as tarefas em um prazo pré-determinado, melhorando o seu rendimento e também para mostrar para o seu cérebro que, mesmo estando em casa, temos o período para trabalhar e o período para relaxar e descansar.

3- Evite as redes sociais

Nesse caso, é válido ressaltar que, atualmente, muitas pessoas trabalham ativamente com as redes sociais. Por essa razão, pode parecer um pouco difícil evitá-las. Porém, aquela “fuçadinha” despretensiosa no feed do Instagram ou responder aquele amigo no WhatsApp pode prejudicar bons minutos de rendimento de trabalho, atrasando não só você, mas também aqueles que dependem do seu serviço.

Sendo assim, é importante deixar o lazer de lado e, caso seja necessário utilizar as redes sociais para trabalho, focar apenas em suas tarefas e fechar as abas do navegador após encerrá-las. Você vai ver como isso fará com que sua produtividade aumente de maneira bastante significativa.

4- Determine um local fixo para trabalhar

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas tiveram que se adaptar às pressas para trabalhar de casa, o que resultou em reuniões realizadas diretamente do sofá da sala ou até mesmo na cama. Essa opção, além de prejudicar a sua coluna, também interfere na sua produtividade. Isso porque nosso cérebro precisa entender que existem locais de trabalho e locais para descanso. 

Determinar um local para trabalho é interessante para o seu rendimento e também para sua organização. Uma mesa pensada exclusivamente para essa função pode fazer com que você se mantenha concentrado(a), em uma posição bem mais confortável e de quebra, com espaço para ter itens de escritório como porta-lápis, cadernos, agendas para anotações, fones de ouvido… entre outros itens que podem te auxiliar para trabalhar cada vez melhor.

5- Tire o pijama

É bastante comum ouvir pessoas dizerem que, com a chegada do home office, elas estão acostumadas a trabalhar de pijama o dia todo. Esse é mais um erro grave que afeta totalmente a sua produtividade. 

De acordo com uma publicação do portal 6minutos, do UOL, a escolha em trabalhar de pijama faz com que o cérebro se sinta condicionado a reduzir o ritmo de trabalho, já que a peça bastante confortável faz com que o nosso cérebro fique mais lento e mais aberto para distrações. 

Mas isso não significa que é preciso trabalhar de social dentro de casa (a não ser que você trabalhe com uma profissão que exija o uso em casos de videoconferência). Inclusive, boa parte das marcas de fast fashion – e até mesmo algumas da alta costura – adaptaram suas coleções para peças mais confortáveis e leves,  pensadas justamente para o home office. Assim, as pessoas podem trabalhar com looks mais despojados, mas ainda sim apropriados em casos de reuniões e compromissos com vídeos. 

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e confira mais conteúdos relevantes acessando o blog da Hprojekt clicando aqui

Comments are closed.

EN PT ES