Confira algumas dicas valiosas para garantir sua vaga dos sonhos

Ingressar no mercado de trabalho é um dos momentos mais importantes da vida de um jovem que está começando a carreira profissional. Seja no primeiro período ou na fase final da faculdade, trata-se de um período essencial de aprendizado e também de evolução, tanto pessoal quanto profissionalmente. 

O período pandêmico, do qual estamos vivendo agora, trouxe um cenário um pouco mais complexo para os jovens estudantes. Além das aulas presenciais sendo substituídas por conteúdos online, as formas nas quais as oportunidades de estágio estão sendo abordadas também sofreram mudanças. Com vagas para estágios 100% remotos, híbridos ou até mesmo presenciais em um mundo pós-pandemia, é preciso estar preparado(a) para todas essas alternativas.

Afinal, para exercer nossa área de formação, devemos ir além do conteúdo passado em aula. A vivência é extremamente importante para que o aluno compreenda ainda mais o que lhe foi ensinado na faculdade, para que assim possa aplicá-lo de maneira realmente efetiva em seu trabalho no futuro. Mas para isso, é preciso começar.

Hoje, vamos falar sobre a saga do primeiro emprego e quais são as melhores dicas para que você possa se preparar para uma entrevista de estágio tranquila, com a garantia de ser aprovado no processo seletivo. Se interessou pelo assunto? É o momento que você está vivendo atualmente? Então fique ligado e continue com a gente!  

Como começo a procurar meu primeiro emprego?

Primeiramente, esteja atento às oportunidades. Tenha um perfil no LinkedIn contendo todas as informações necessárias para que você possa ser visto e principalmente, encontrado pelos recrutadores. 

Informe sua faculdade, o ano de início e o ano previsto para o término da graduação, quais idiomas você possui fluência, além de acrescentar os cursos extracurriculares que você já fez, trabalhos voluntários, prêmios da faculdade, entre outros itens que te ajudam a trazer relevância para ser notado.

Tenha um bom currículo

“Mesmo que eu não tenha experiência, eu devo fazer um currículo?” Sim! Isso porque os recrutadores precisam ter uma base sobre todas as suas vivências, mesmo que essa seja a sua primeira experiência profissional. Assim como o LinkedIn, vale citar em detalhes a área de formação, os cursos extras, prêmios, idiomas e seu contato, caso o recrutador queira entrar em contato.

Vale ressaltar que um bom currículo não precisa ser enorme – e na verdade, nem deve ser. Mesmo com pessoas experientes, o ideal é que ele não passe de duas páginas. No caso do primeiro emprego, uma folha sucinta, porém bem explicada e organizada, faz toda a diferença. 

Uma dica interessante para quem deseja incrementar o visual do currículo é acessar sites que disponibilizam modelos prontos, como o Canva. São várias opções e modelos gratuitos que ajudam a mostrar para os recrutadores que você “caprichou” e se empenhou para enviar seu currículo para eles. 

Aprenda sobre a empresa

Se você passou pelas etapas anteriores e foi chamado para uma entrevista, seja ela online ou presencial, aproveite o tempo que antecede a conversa para aprender um pouco mais sobre a companhia. Isso lhe trará mais confiança na hora de conversar com o recrutador e também te ajuda a ganhar pontos, já que mostra o seu interesse em fazer parte daquela equipe.

Pesquise conteúdos sobre a organização no LinkedIn, Google, no site da própria empresa ou até mesmo dando uma checada nas redes sociais dos colaboradores. Toda pesquisa é válida para extrair mais informações e trazer boas respostas durante a entrevista.

Não tenha medo de fazer perguntas

Apesar da maioria das pessoas pensar o contrário, a entrevista pode sim, ser o momento em que o candidato pode fazer algumas perguntas sobre a empresa e também a respeito da vaga (com perguntas pertinentes, é claro). Até porque é interessante demonstrar também esse tipo de interesse para entender mais sobre o que a empresa espera daquele candidato durante o estágio. Ou seja: não tenha medo de perguntar!

Demonstre interesse em se aperfeiçoar

Além da faculdade, é interessante mostrar que você está disposto(a) a agregar ainda mais conhecimento em sua área de formação. Por isso, mostre-se atento às tendências do mercado (ler portais de notícias e páginas voltadas para o mercado de trabalho faz toda a diferença!) e traga ideias daquilo que você acredita ser interessante para melhorar ainda mais os processos da companhia.

O estagiário é MUITO importante para o avanço da empresa

Você, na condição de estudante e candidato a uma vaga de estágio deve entender que, ao contrário do que muitos dizem, o estagiário é essencial para o progresso da empresa. Suas atividades são importantes e tem relevância para otimizar os processos tanto internos como externos. O trabalho realizado muitas vezes é a base para evoluir ainda mais outros produtos e serviços da companhia.

Sendo assim, entenda que você é importante sim e tem muito valor para a empresa da qual fará parte. Traga ideias, compartilhe conhecimento, pergunte, sinta vontade de ajudar e de evoluir! A experiência que o estágio traz é enriquecedora e com certeza será um dos grandes responsáveis por moldar o profissional que você será no futuro! 

Além disso, são inúmeras as histórias de pessoas que começaram estagiando em grandes empresas e hoje encontram-se em cargos de prestígio nas companhias, trabalhando na área de liderança. E por que não começar tentando desde já? 

A Newik possui diversos programas de estágio e trainee para os jovens que buscam o seu primeiro emprego. Temos certeza de que você irá encontrar a oportunidade dos seus sonhos! Para conferir as vagas disponíveis, clique aqui 😉

Comments are closed.

EN PT ES