O onboarding já mudou nas empresas mais inovadoras de tecnologia, sabe por quê? alto turnover.

Qual o papel do recrutamento de T.I. neste desafio?

         A mudança no onbording é consequência do alto turnover de profissionais de tecnologia. Hoje em dia cada vez mais se contrata o profissional certo e ele não fica na empresa. Os dados de turnover das grandes empresas globais e dos times de tecnologia do Brasil são prova: profissionais que chegam ganhando 10, 15 ou 20 mil reais não ficam mais de três meses na mesma empresa, e em alguns casos, não chegam a permanecer mais de 1 mês.

            Nas empresas mais inovadoras e com forte cultura, esse cenário tem causado uma dúvida – o que é mais importante: recrutar o talento certo ou fazer o onboarding perfeito? Dúvida que até pouco tempo atrás jamais existiria. De qualquer forma, o que é um onboarding perfeito para o time de tecnologia?

            Aqui começa a mudança de mindset: se você acha que basta o colaborador chegar e ter um bom computador na sua mesa, ter o crachá de acesso, a carta do presidente assinada parabenizando-o, ter uma série de treinamentos e muito mais; Infelizmente, para o cenário de tecnologia, isso virou o básico. Acreditar que só isso é suficiente já é estar atrasado.

            Então o que falta? Proximidade.

            O talento de tecnologia tem comportamentos e características diferentes de um profissional de outras áreas. É muito mais fácil alguém de vendas ou marketing deixar claro que as primeiras semanas não estão de acordo com suas expectativas do que alguém de T.I. Por isso, é muito importante estar próximo ao talento que ingressa no seu time de tecnologia. E nesse momento, é onde o Tech Recruiter tem um papel decisivo.

            Este papel vai muito além da contratação, é necessário que o recrutador atue como facilitador no aculturamento, estabelecendo assim um diálogo próximo e transparente entre o profissional e o novo business que estará inserido. Muitas vezes durante o processo de seleção, o Tech Recruiter é o profissional que teve mais interações com o candidato, estabelecendo uma relação de confiança com mesmo. Concedendo imparcialidade para o diálogo, muito pelo fato de não ser o gestor. (Chinese Wall).

            E quanto a responsabilidade pelo onboarding? Essa passa a ser de todos (gestor, pares, equipes e time de RH). Essa mudança de mindset altera toda a dinâmica de responsabilidade na entrada de um novo membro. Todos dividem o sucesso de um talento bem posicionado, assim como o fracasso de um profissional mal alinhado. Sendo o Tech Recruiter o facilitador desse processo, através da forte relação de confiança com esse profissional.

“Todos são responsáveis pelo Onboarding: Gestor, pares, subordinados, RH e o recrutador, seja ele interno ou externo.”

         Na guerra por talentos em T.I. A realização de um bom onboarding é a chave para alinhar valores, propósitos, expectativas e metas. Entretanto, para que o papel do Tech Recruiter no onboarding seja perfeito é necessário combinar o seu  ATS (application Tracking System) a uma ferramenta de CRM (Client Relationship Management).

            O ATS por si só não atende todas as necessidades, além de proximidade é preciso uma jornada de contatos com o seu profissional recrutado. Nosso time da Hprojekt de Tech Recruiters controlam uma jornada de relacionamento através de contatos com os profissionais recrutados. A utilização dessa tecnologia já nos auxiliou diversas vezes a atuar junto ao RH, e principalmente evitar backouts ou insatisfações dos profissionais que recrutamos.

            Essa transformação mostra ao mundo a constante mudança do processo de onboarding e a profundidade de mudanças que a área de recrutamento tem daqui por diante.

“Se o Tech Recruiter acha que sua responsabilidade termina na contratação, ele está com o mindset atrasado”

Obs: Nós da Hprojekt optamos pelo CRM Salesforce

Por,
Henry Novaes – Partner
Amanda Diaz – Responsável por Cultura, Gente & Perfomance

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco:

[email protected]
[email protected]

Quer sabem mais sobre nossas soluções? Contate nosso time comercial:

[email protected]

Comments are closed.

EN PT ES