O conceito de RH estratégico tem sido bastante disseminado dentro das organizações. Isso não é um modismo ou acaso. Empresas com boas práticas de RH têm desempenho 51% superior à média do mercado, segundo pesquisa veiculada pela Harvard Business.

No entanto, para aprofundar o assunto, é preciso entender seu conceito. O RH estratégico é aquele que busca melhorar o resultado da empresa por meio da atração, do direcionamento e da retenção de gente talentosa, com dados, tecnologias e métodos consistentes.

Adiante, explicamos exatamente o que diferencia o RH estratégico do tradicional, por qual razão escolher esse modelo de RH e como especialistas podem ajudar. Continue lendo!

O RH estratégico é diferente do tradicional

O RH estratégico não pode ser confundido com o tradicional, pois são essencialmente diferentes. Enquanto um está focado no meio, objetivando manter a correta relação entre empregado-empregador, o outro está focado no fim, nas metas e resultados-chave.

Veja, adiante, algumas das principais singularidades do RH estratégico:

  • está menos focado na burocracia e mais focado nos resultados entregues;
  • conta com tecnologia para se adaptar à transformação digital;
  • trabalha com dados para subsidiar decisões ágeis, acertadas e até agressivas;
  • investe na construção de uma cultura organizacional direcionada;
  • tem um papel de protagonista e não de coadjuvante, como o RH tradicional;
  • envolve-se com frequência em programas de melhoria contínua;
  • monitora seus resultados com a ajuda de indicadores de desempenho.

O RH tradicional não se envolve nessas tarefas. Ele está mais focado em instrumentalizar a relação entre a empresa e seus empregados, garantindo que tudo esteja de acordo com a lei. Isso é importante, mas não é suficiente para agregar competitividade ao empreendimento.

As razões para escolher o RH estratégico

Você pode escolher manter um RH tradicional e cumprir só a “cartilha básica”, mas essa não é uma boa decisão. A ausência de um RH estratégico pode atrofiar o desempenho do empreendimento. Adiante, apresentamos 5 boas razões para escolher o RH estratégico.

Soma gente talentosa ao trabalho

O RH estratégico é pródigo em somar gente talentosa para o trabalho. Primeiro, porque tem uma série de iniciativas de atração e retenção de profissionais. Também nutre programas de treinamento, desenvolvimento e engajamento dos colaboradores, o que é realmente útil.

Existem muitos benefícios ligados à contratação e retenção de talentos. Isso contribui para a formação de times de alta performance, aumenta a qualidade dos processos diários e até mesmo os resultados entregues no fim de cada exercício. Logo, todo o negócio é beneficiado.

Promove a transformação digital

O mundo tem mudado velozmente. Hoje, por exemplo, pode-se falar em indústria 4.0 e em transformação digital, duas faces da mesma “moeda”. Empresas que não se adaptam a esse novo cenário, promovendo sua própria transformação digital, correm o risco de falhar.

O RH estratégico atua como uma “espinha dorsal” para a transformação digital, pois realiza a contratação de colaboradores inventivos, o aperfeiçoamento das equipes de trabalho e até a conscientização sobre a importância de melhorar sempre e adotar novas tecnologias.

Reduz custos operacionais

Toda empresa conta com uma série de custos para operar. Quando esses custos superam o ganho obtido em determinado período, há um cenário de prejuízo financeiro. Por isso, é importante se preocupar continuamente com a redução de custos que não são estratégicos.

Nesse contexto, o RH estratégico é muito útil. Ele ajuda a aumentar a produtividade diária dos talentos, o que promove uma economia em escala. E mais, garante que ocorram menos despesas demissionais e/ou com processos judiciais associados a demissões desastrosas.

Alinha a cultura organizacional

A cultura é o DNA da empresa, algo capaz de torná-la única no mercado. Todavia, muitas empresas têm uma cultura do tipo “ameba”, sem um contorno claro e pouco compreendida pelos seus próprios colaboradores. Isso, claro, tem vários efeitos negativos à organização.

Felizmente, o RH estratégico ajuda a transformar esse cenário. Ele deixa claro quais são as prioridades diárias, para onde todos os funcionários devem seguir e como os resultados devem ser alcançados. Muitas vezes, até mesmo cria um culture code que norteia o trabalho.

Reforça a marca da empresa

A marca é um dos principais ativos de qualquer empreendimento e, acredite, o RH tem grande influência na sua construção. Hoje, existem diversas técnicas de employer branding que são aplicadas pelas maiores organizações do mundo e lideradas pelo RH estratégico.

Para ficar mais claro, employer branding consiste na construção de uma marca empregadora. Essa marca ajuda a atrair novos talentos, reter os atuais colaboradores e alavancar a reputação da empresa. Assim, a empresa pode lapidar uma marca mais amada e respeitada.

Agrega vantagem competitiva

Uma coisa é certa: o mercado é competitivo. Há um número escasso de clientes e dinheiro circulante que é disputado por várias empresas. Nesse contexto, para levar a melhor, deve-se ter uma vantagem competitiva, algo que coloque você um passo à frente da concorrência.

É fácil enxergar o RH estratégico como uma vantagem competitiva. Ele contribui para a atração de talentos, a redução de custos e transformação digital dos negócios, benefícios já explicados. Assim, empresas que investem no RH conseguem se destacar dos seus rivais.

O apoio de especialistas para transformar o RH

Apesar de importante, a transformação do RH tradicional para o RH estratégico não é algo que ocorre naturalmente. É preciso puxar essa transição e estimular a equipe de trabalho a adotar práticas mais modernas. Ao longo desse processo, é preciso contar com especialistas.

Uma empresa especializada em RH estratégico, por exemplo, pode ajudar a estruturar processos de atração de novos profissionais, retenção de talentos, reconhecimento do time de trabalho e melhoria da comunicação interna. Assim, todos da empresa são beneficiados.

Há várias formas de contar com especialistas — estar presente em grandes eventos da área de RH ou acompanhar estudos científicos, por exemplo. O mais interessante, todavia, é contar com uma consultoria especializada, que oferece soluções de ponta a ponta.

Enfim, agora você está por dentro do assunto, sabe o que é RH estratégico e qual é a sua importância. Para arquitetar o seu RH com base nas dicas deste post, aproveite para contar com a Hprojekt, uma consultoria que atua no recrutamento e seleção de talentos por meio de processos digitais, eficientes e inovadores.

Se você gostou do nosso artigo, entre em contato conosco e conheça as soluções que podemos oferecer!

Comments are closed.

EN PT ES