Modalidade de contratação pode ser a solução para um cenário econômico de incertezas

Quando falamos sobre terceirização, logo nos vem à mente funções em áreas como limpeza e segurança, afinal, eram as áreas que permitiram esse tipo de contratação no passado. Mas com a mudança na Lei 13.429/2017, foi aberto um leque de possibilidades, onde atividades-meio e atividades-fim podem ser terceirizadas. Mas afinal, o que engloba a terceirização?

A terceirização é o ato de contratação de uma empresa para realizar determinados serviços por parte de uma outra empresa contratante. Ou seja, a empresa contratada será responsável por fazer a intermediação do serviço e cuidar de todo o processo, enquanto o trabalhador terceirizado prestará seus serviços para a empresa contratante. 

Vale ressaltar que, ao contratar uma empresa responsável pela terceirização, o objetivo é que a contratada seja responsável por todos os trâmites burocráticos que envolvem esse processo, sendo responsável e lidando com a parte técnica e jurídica em relação ao colaborador que será intermediado por ambas as empresas.

Vale a pena optar pela terceirização?

Para as empresas, o processo de terceirização pode ser excelente para a estratégia de negócios. Isso porque estamos vivendo um ciclo de grandes mudanças, já visualizando o fim da pandemia, porém com um futuro ainda bastante incerto, principalmente se tratando do cenário econômico do país.

Sendo assim, é interessante contar com uma modalidade de contratação que não exige vínculo empregatício entre a empresa contratante e o profissional, gerando menos prejuízos em caso de dispensas e também cortando custos na folha de pagamento. Além disso, terceirizar as atividades da companhia pode tornar os processos mais ágeis e eficientes, auxiliando as etapas de produção e aumentando a qualidade de entrega.

Quais são as vantagens desse modelo?

Além da melhoria da produtividade, conforme já citamos acima, também podemos mencionar a capacidade de contratar mais profissionais qualificados em cada área, em busca da otimização de resultados; auxilia na retomada de crescimento econômico e produtivo de maneira geral e de quebra, auxilia na redução de processos e garante uma segurança jurídica maior tanto para a empresa, como para os trabalhadores. 

Quais são os direitos assegurados por lei para os colaboradores terceirizados?

Nesse caso, toda a responsabilidade em relação aos direitos do colaborador são da empresa terceirizada. Porém, devem ser seguidas à risca para garantir a segurança do trabalhador e também da empresa contratante. 

Sendo assim, ele precisa garantir todos os direitos previstos na legislação trabalhista, ou seja, registro em carteira, salário compatível com colaboradores da mesma área, hora extra remunerada, benefícios de Previdência Social e FGTS, 13º salário, entre outros. 

Já por parte da empresa contratante, é essencial que seja fiscalizado o cumprimento de todas as obrigações trabalhistas e também previdenciárias. Isso porque, caso a empresa terceirizada não cumpra com suas obrigações corretamente, esses pagamentos podem se tornar de responsabilidade da contratante. 

Posso terceirizar serviços sem medo?

Sim. Com a mudança na legislação, as atividades-meio e fim estão liberadas para essa modalidade de contratação. Sendo assim, ao contratar colaboradores por intermédio da terceirização, além de auxiliar na movimentação da economia, sua empresa estará garantindo mais empregos, melhoria na qualidade dos produtos e serviços, aumentando a competitividade entre o mercado brasileiro e fazendo a economia girar. 

A prestação de serviços é um dos mercados que mais emprega no país, gerando emprego e renda para milhares de brasileiros que tanto precisam nesse momento de retomada do cenário econômico. Sendo assim, vemos que são diversas vantagens ao optar por essa modalidade de contratação.

A empresa certa para realizar esse tipo de serviço

Mas é claro que é preciso ter muita atenção na hora de escolher a empresa responsável por esse processo de contratação terceirizada. A Hprojekt Outsourcing é referência em contratações terceirizadas, conectando os melhores profissionais com as maiores empresas de forma prática, eficiente e segura para ambas as partes. 

Se interessou em trazer esse modelo de contrato para dentro da sua empresa?

Entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui. Será um prazer ajudar o seu negócio a alavancar cada vez mais!

Comments are closed.

EN PT ES