O que é e como surgiu o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o movimento é celebrado anualmente no mês de outubro.

Qual a importância do Outubro Rosa:

Apoiado por diversas pessoas e empresas, o movimento Outubro Rosa tem como principais objetivos:
– compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer;
– proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento;
– contribuir para a redução da mortalidade.

Câncer de mama:

“O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas”.

Para conhecer os sinais e sintomas, medidas de prevenção, tipos de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, clique aqui para acessar informações detalhadas pelo Instituto Nacional de Câncer.

Câncer de colo do útero:

“O câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame”.

Para conhecer os sinais e sintomas, medidas de prevenção, tipos de diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero, clique aqui para acessar informações detalhadas pelo INCA.

Rosa o ano inteiro:

A Hprojekt e a Newik são rosa o ano inteiro. Inseridas no mercado de Recursos Humanos, ambas as empresas carregam em sua identidade visual a cor rosa para representar uma personalidade associada à percepção do que é feminino, jovial, moderno, tecnológico, simpático e acolhedor.

Além disso, através de um design conectado, aderente, cursivo e intenso, a identidade das duas marcas visa refletir valores como união, confiança, empatia e inovação.

Atualmente, cerca de:
– 59% da nossa equipe é composta por mulheres;
– 56% dos nossos associados são mulheres;
– 38,4% de candidaturas no nosso banco de talentos são mulheres;
– estima-se 66.280 novos casos de câncer de mama e 16.590 novos casos de câncer do colo do útero no Brasil em 2020 (INCA);
– até 2018, foram registradas 17.763 mortes decorrentes de câncer de mama (sendo 17.572 mulheres e 189 homens) e 6.526 mortes decorrentes de câncer do colo do útero (Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).

São por esses e outros motivos que nós da Hprojekt e Newik, queremos apoiar e contribuir para o #OutubroRosa.

Você também quer ajudar nesse movimento mas não sabe o que fazer?

Independente da época e do tipo de câncer, nossas dicas são:
– caso tenha algum familiar, amigo(a) ou colega que esteja enfrentando a doença, ajude com o que for preciso;
– apoie ONGs e instituições que cuidam de pessoas com câncer, é possível contribuir de diversas formas: financeiramente, trabalho voluntário, doação de sangue, órgãos e até cabelo (para ações como o Corte Solidário por exemplo);
– ajude no compartilhamento de informações sobre o assunto para aumentar a conscientização de ainda mais pessoas.

Uma das nossas colaboradoras, Marcela Guerra Matos, atuou com trabalho voluntário por 6 anos e meio na Fundação Sara de Albuquerque (Belo Horizonte, MG), uma instituição que presta assistência social para crianças e adolescentes com câncer e tem como objetivo ser um agente de promoção de conhecimento e melhorias no tratamento oncológico.

De acordo com a Marcela, “o motivo de eu ter abraçado essa causa e ter feito parte dos voluntários da Fundação Sara de Albuquerque, foi saber que posso trazer um pouco de alegria a essas crianças e adolescentes, em meio a tanta dor. Fazia isso com entusiasmo e empolgação, pois via nos olhos deles a felicidade, e isso não tem preço. O pouco do meu tempo, era muito para eles. Abrace uma causa e veja o bem que isso lhe faz!” 

É motivador saber o quanto podemos impactar positivamente a vida de outras pessoas, não é mesmo?

E aí, pronto(a) para ajudar com a causa? Que tal começar compartilhando esse e outros conteúdos de conscientização? 🙂 

Por:
Leandro Lomeu – Analista de Marketing

Comments are closed.

EN PT ES