Cada vez mais, a terceirização tem se tornado algo comum, principalmente na área de Tecnologia da Informação. Esse tipo de contratação pode trazer diversas vantagens mas você sabia que existem diferentes tipos de terceirização ou não sabe qual é o melhor modelo de acordo com a sua empresa?

Veja nesse artigo as respostas para as principais perguntas sobre esse assunto:
– O que é outsourcing? 
– O que é body shop de TI? 
– O que é trabalho temporário?
– Quais as vantagens de terceirizar profissionais tech em outsourcing?
– Quais as vantagens de terceirizar em body shop de TI?
– Quais os impactos da pandemia em trabalhos temporários?
– Como a Hprojekt pode ajudar nesses tipos de contratação?

Preparado(a) para descobrir todas essas respostas? Então vamos lá…

O que é outsourcing?
“Outsourcing” é um termo em inglês para “terceirização” mas no mercado de tecnologia, esse termo geralmente é entendido como a contratação terceirizada de profissionais para a execução de serviços que vão desde infraestrutura até desenvolvimento.

Regulamentado pela Lei 13.429/2017, chamada de Lei da Terceirização, o outsourcing é um modelo que garante formalidade para o trabalhador. Ao contrário do que muitos pensam, o terceirizado não é um trabalhador informal. Ele é contratado pela empresa responsável pela terceirização e possui seus direitos trabalhistas.

O que é body shop de TI?
O body shop também é uma forma de terceirização mas é feita de uma maneira diferente. Esse modelo diz respeito a alocação de profissionais especializados em um segmento. Assim, os profissionais tech terceirizados são absorvidos pelas equipes internas de TI das empresas por um período pré-estabelecido. Enquanto no outsourcing a empresa deixa a cargo de um parceiro todas as atividades da sua área de tecnologia, através do body shop de TI ela terceiriza apenas os profissionais.

Sendo assim, o gerenciamento, treinamento e orientações de trabalho destes especialistas são de responsabilidade total da empresa contratante. Portanto, o parceiro contratado tem apenas a função de localizar os profissionais especializados, intermediando a alocação desses técnicos nas empresas que necessitam do serviço.

O que é trabalho temporário?
Instituído pela Lei 6.019/1974 e posteriormente alterado pela Lei 13.429/2017, o modelo de trabalho temporário foi regulamentado como a contratação de um funcionário (Pessoa Física) para a atuação por um determinado período, ideal para a substituição temporária de um funcionário permanente ou para atender a uma demanda complementar em um determinado período.

Com a alteração da Lei em 2017, o contrato de trabalho temporário passou a ser válido para o exercício da atividade principal da empresa contratante. Ou seja, além das contratações que são geralmente atreladas ao modelo temporário (como serviços de segurança, limpeza etc), hoje é possível contratar profissionais terceirizados até mesmo para cargos específicos relacionados ao foco da empresa.

Quais as vantagens de terceirizar profissionais tech em outsourcing?
A terceirização de profissionais de tecnologia é recomendada para empresas que:
– querem diminuir seu budget com a redução custos e encargos de contratação;
– são PMEs ou negócios em que a tecnologia não faz parte do seu produto ou serviço final;
– querem maior foco na atividade principal do seu negócio;
– não possuem um setor dedicado a TI;
– querem maior quantidade de profissionais técnicos ao seu dispor.

Quais as vantagens de terceirizar em body shop de TI?
Já o body shop de TI é recomendado para empresas que já possuem uma equipe de TI, uma vez que o gerenciamento deve ser realizado internamente:
– elimina o passo de recrutamento de profissionais;
– excelente alternativa para projetos e necessidades pontuais;
– também reduz custos e encargo de contratação;
– pode acompanhar a demanda de atividades do seu negócio;
– acesso a técnicos especializados em determinadas funções.

Quais os impactos da pandemia em trabalhos temporários?
De acordo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (ASSERTTEM), o setor de contratação temporária foi um dos menos impactados com a pandemia e, inclusive, houve um aumento de 48% em contratações em relação a 2019.

Esse levantamento também estima que mais de 1 milhão de vagas temporárias tenham sido preenchidas no primeiro semestre de 2020 e espera-se que até o final do ano, 1,9 milhões de vagas sejam preenchidas em modelo temporário.

Conforme nossos estudos, vimos que os profissionais tech estão sendo ainda mais procurados pelas empresas com os impactos do COVID-19 no ramo de tecnologia pois agora elas têm maior necessidade de aderir à transformação digital e processos mais automatizados para as adaptações impostas pelas limitações da quarentena. E aí, a terceirização permite contratar os melhores talentos para diferentes setores da sua empresa.

Como contratar profissionais tech de forma terceirizada?

Buscando ajudar ainda mais sua empresa, além dos nossos já conhecidos serviços de recrutamento e seleção, agora a Hprojekt atua em parceria com a Mendes Talent, uma consultoria especializada na administração de profissionais Temporários, Terceirizados, Outsourcing e Estagiários.

Sendo assim, nós da Hprojekt recrutamos e selecionamos os melhores profissionais de acordo com sua necessidade, com especialização em admissão digital e avaliação comportamental e contamos com a Mendes Talent para a prestação de serviços focados na administração de documentos, pagamento e, efetivamente, da contratação de funcionários terceirizados para sua empresa.

Ou seja, oferecemos muita facilidade, economia de tempo e de custos de contratação de profissionais para sua empresa. Quer saber mais sobre a Mendes Talent? Veja aqui o site da empresa e aproveite para segui-los no LinkedIn e Instagram.

Quer contratar profissionais terceirizados? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo. 

Por:
Leandro Lomeu – Analista de Marketing

Comments are closed.

EN PT ES