Co-founder da Hprojekt Outsourcing conta um pouco mais sobre o segmento em um bate-papo dinâmico

Com o mercado de trabalho sofrendo mudanças constantes, seja pelo avanço da tecnologia ou pelo cenário econômico sendo modificado por inúmeros fatores internos e externos, as formas de contratação também começaram a mudar.

Em busca de realizar admissões mais assertivas e, de quebra, conseguir equilibrar o fluxo de caixa, as companhias começaram a investir na contratação de temporários e terceirizados. Para se ter uma ideia, houve um aumento de 2 milhões de contratos feitos nessas modalidades somente em 2020, um aumento de 34,8% em relação ao ano anterior, de acordo com informações do jornal El País

Para entendermos um pouco mais sobre esse assunto, entrevistamos Renato Mendes, Co-founder da Hprojekt Outsourcing, referência no assunto de contratação de temporários e terceirizados. Pedimos para ele contar um pouco mais sobre sua carreira, sua visão acerca do segmento e também sobre a forma que ele enxerga o mercado. Confira esse bate-papo a seguir: 

Renato Mendes, co-founder da Hprojekt Outsourcing

Renato, conte-nos um pouco mais sobre o início da sua vida profissional e sua área de formação.

Sou graduado em Psicologia e Administração de Empresas pela PUC de Porto Alegre. Quando iniciei em Psicologia, como a maioria das pessoas, sonhava em ter meu consultório e ficar na clínica para sempre, rs. Porém, no terceiro ano de faculdade, foi solicitado que eu fizesse um estágio na área de Recursos Humanos e fui para Varig, mas eu achava que não teria nada a ver comigo. 

A grande surpresa é que fiquei fascinado em ver como tudo funcionava. Descobri que poderia fazer várias coisas e que a psicologia é muito utilizada nas empresas. Na minha cabeça, antes de experimentar, tudo era muito burocrático, sem nenhum envolvimento com as pessoas. A partir deste momento, redefini a minha história no mundo do RH e foi a melhor coisa que fiz.

Qual foi o seu primeiro contato com a área de Recursos Humanos?

O meu primeiro contato foi na Varig, como estagiário. Ainda bem que a faculdade nos obriga a conhecer todas as possibilidades do curso, pois se alguém apenas me contasse a respeito, eu não acreditaria o quanto essa área é fascinante. É preciso vivenciar.

 Quando você decidiu empreender nesse segmento? 

Eu sempre fui muito comunicativo, gosto de conhecer novas pessoas, fazer amizades e percebi que também tenho um perfil que gosta de negociar, rs. Devido a essa facilidade de interagir, o meu networking acabou se tornando muito forte. 

Então, já apaixonado pelo RH e sabendo das minhas qualificações profissionais, comecei a pensar em ter a minha própria empresa. Conversei com pessoas que tinham o seu próprio negócio, estudei as possibilidades, facilidades e dificuldades. A partir de então, após 3 anos de formado, montei a minha consultoria. E cada dia que passa, agradeço mais ao meu estágio por isso.

Como surgiu a ideia da Hprojekt Outsourcing?

Eu tenho amizade com o Henry Novaes (Founder da Hprojekt) há mais de 15 anos. Em outsourcing tenho 17 anos de experiência. A Hprojekt possui um forte conhecimento em Recrutamento e Seleção e foca em tecnologia. Como conversamos sobre os negócios, decidimos que tínhamos muito a acrescentar um ao outro, e além disso, poderíamos agregar nossos conhecimentos. Hoje, somos referência em outsourcing no Brasil.

Por que focar exclusivamente em temporários e outsourcing?

Eu tenho muito conhecimento em leis trabalhistas e, nestes 17 anos, me aperfeiçoei bastante neste segmento. Comecei  a focar nesta área, o que me gerou muitos resultados positivos. Na época em que isso não era tão comum, consegui ingressar nas empresas e fazer com que soubessem dos benefícios e das vantagens que as companhias teriam ao realizar a contratação de temporários. 

Antes, eu era quem fazia os contatos, hoje, somos procurados. Além disso, tenho conhecimento em todas as áreas de RH, inclusive no desenvolvimento tecnológico. Com a velocidade em que a tecnologia tem evoluído, comecei a pesquisar sobre maiores facilidades tanto para mim, empreendedor, quanto para o cliente – a empresa. Percebi que poderíamos agilizar os processos e, a partir daí, implementei na consultoria a entrevista e admissão digital. E, olha, isso poupa bastante tempo para todos nós.

Os contratos terceirizados foram motivo de polêmica por muitos anos. Hoje podemos considerar um bom negócio para as empresas que optam por esse tipo de contratação? 

Sim, podemos considerar como ótimo negócio. Tudo que é novo, causa polêmica. Nós, diretores e CEOs temos que avaliar todos os lados e validar o custo x benefício. Depois que temos todas as comprovações, inclusive legais, dividimos com os nossos clientes para melhorar o fluxo de trabalho em sua empresa. Isso é muito bom não só para o empregador, mas também para os colaboradores.

Você sente que o mercado mudou muito do início da sua carreira até agora?

Mudou bastante. Você pode ver, inclusive, com a pandemia. As pessoas tiveram que se reinventar e isso está acontecendo de uma forma muito interessante, inclusive no lado pessoal. A área de RH funciona como outras áreas. 

Por exemplo, um médico tem que estudar o tempo todo para melhorias na saúde. Uma pessoa de TI tem que estar atenta às novas tecnologias. Um profissional da área administrativa deve descobrir quais são as ferramentas que podem facilitar seu trabalho e assim por diante. 

Nós, empreendedores, precisamos focar a atenção em como ser mais ágeis e implementar novas ferramentas para apresentar aos nossos clientes, visando mais rapidez na condução de seus processos. Por isso que fico atento a esse mundo tecnológico, também. Estou sempre observando, fazendo benckmarking.

Por que minha empresa deve contratar a Hprojekt Outsourcing?

Porque somos vistos como referência no segmento e nos preocupamos com cada pessoa que atendemos. Eu estou sempre em contato, entendo o negócio do cliente, vejo as suas dificuldades e procuro ajudar da melhor forma, levando experiências e praticidade para que eles (empresas) também possam ser mais competitivos no mercado.

Precisa realizar contratações mais assertivas para alavancar o desenvolvimento da sua empresa? A Hprojekt Outsourcing está pronta para ajudar!

Entre em contato conosco e vamos juntos em busca das melhores soluções para o seu negócio! 

 

Comments are closed.

EN PT ES