Saiba mais sobre o crescimento nas modalidades de contratação

Em um cenário ainda cheio de incertezas devido à pandemia, novas estratégias foram tomadas por boa parte das empresas. A contratação de temporários e outsourcing se tornaram ótimas alternativas para contornar algumas das dificuldades encontradas neste período. 

A seguir, trouxemos algumas informações para que seja possível entender um pouco mais sobre cada tipo de contratação, o que mudou com a pandemia e saiba qual se adequa mais às necessidades da sua empresa neste momento. Confira:

Contratação de temporários

O modelo de trabalho temporário, instituído pela Lei 6.019/1974 e posteriormente alterado pela Lei 13.429/2017 consiste na contratação de um funcionário (Pessoa Física) para a atuação por um período determinado de tempo. Essa modalidade de contratação é ideal para a substituição temporária de um funcionário permanente ou para atender a uma demanda complementar em determinado período.

Com a alteração da lei em 2017, o contrato temporário passou a ser possível para o exercício da atividade fim (principal) da empresa contratante. Isso significa que, além das contratações comumente atreladas ao modelo temporário, como serviços de limpeza, segurança, entre outras, hoje é possível contratar mesmo para cargos específicos ao produto ou serviço principal oferecido.

A contratação temporária precisa ser feita por meio de uma consultoria especializada, que será responsável pela administração de documentos, pagamento e da contratação deste funcionário que irá prestar o serviço em sua empresa.

O tempo máximo de contratação para este modelo de trabalho é de 180 dias consecutivos ou não, com a possibilidade de prorrogação de mais 90 dias. Após este período, a empresa contratante poderá optar em dispensar o funcionário, contratá-lo como terceirizado ou efetivá-lo, pois passado o prazo de 270 dias de contratação permitido por lei, existe uma carência de 6 meses para poder contratar este mesmo funcionário como temporário novamente.

Sobre outsourcing (terceirização)

O outsourcing, ou terceirização, é um modelo de contratação que foi oficialmente difundido após a Lei 13.429/2017, chamada de Lei da Terceirização. A partir deste momento, foi feita a inclusão dos serviços terceirizados, sendo que antes apenas  era contemplado o modelo temporário.

Assim como no modelo temporário, é necessária a contratação por meio de uma empresa especializada, porém, com este tipo de contratação não existe um tempo limite para o fim do contrato.

Ao contrário do que muitos pensam, o terceirizado não é um trabalhador informal. Ele é contratado pela empresa responsável pela terceirização, possui carteira assinada e todos os direitos trabalhistas.

Este modelo de contratação é ideal para empresas que procuram um profissional especializado em alguma área que seja necessária no momento, ou para um projeto específico, mas que não tenha necessidade ou demanda para efetivá-lo por tempo indeterminado.

Esta é uma solução extremamente prática para áreas que requerem um alto nível de especialização, como cargos de tecnologia, quando a empresa contratante necessita deste funcionário para algum projeto ou em um serviço pontual.

Os modelos de contrato durante a pandemia

O setor de contratação temporária foi um dos menos impactados com a pandemia, tendo inclusive um aumento de 48% em contratações em relação ao ano passado, de acordo com dados da Associação Brasileira de Trabalho Temporário (ASSERTTEM).

Ainda de acordo com a ASSERTTEM, estima-se que mais de 1 milhão de vagas temporárias tenham sido preenchidas no primeiro semestre de 2020, e é esperado que até o final do ano sejam abertas mais de 1,9 milhões de vagas em modelo temporário.

“Acreditamos que haverá uma queda nas contratações temporárias realizadas pelo comércio, por ter menos pessoas visitando lojas e pelo uso do comércio eletrônico. Mas, essa diminuição será superada pelas contratações das indústrias, que estão repondo seus quadros de funcionários para conseguir suprir a demanda do mercado”, explica Marcos de Abreu, diretor da ASSERTTEM.

Com a terceirização, vimos uma queda maior entre o início e o auge da pandemia, porém conforme o cenário parece entrar em um momento de estabilização, o outsourcing se torna uma poderosa opção para auxiliar as empresas no retorno de suas atividades.

É preciso levar em consideração que o nível de entregas e as demandas serão cada vez maiores conforme o mercado tenta se estabilizar, necessitando de diversos processos que exigirão profissionais ainda mais preparados para determinados períodos.

Os serviços de tecnologia serão ainda mais procurados pelas empresas, pois a necessidade de aderir à transformação digital e processos mais automatizados para as adaptações impostas pelas limitações do lockdown, a terceirização permite contratar os melhores talentos para diferentes setores da sua empresa.

Contratação de temporários e outsourcing com ainda mais qualidade

Considerando as necessidades das empresas e o grande número de profissionais talentosos que foram dispensados em meio à instabilidade do mercado e economia, procuramos formas de ajudar e conectar empresas e candidatos neste momento.

A HProjekt Outsourcing é uma consultoria de recrutamento e seleção especializada em posições estratégicas de alta complexidade. Com processos ágeis e digitais, possuímos grande ênfase na transformação digital do RH.

Com o uso da tecnologia e inteligência artificial para auxiliar no recrutamento e seleção, admissão digital e avaliação comportamental, a Hprojekt Outsourcing promete um processo muito mais objetivo e assertivo.

Contamos com um processo de integração digital entre nossas empresas e candidatos, com foco, valores e processos focados na qualidade e transformação tecnológica, trazendo uma experiência ainda mais simplificada.

Possuímos diversas oportunidades para ajudar a sua empresa a encontrar os melhores talentos do mercado, e retornar ao auge da produtividade de seu time.

Para entender mais a respeito da contratação de temporários e outsourcing, entre em contato com nosso time, conheça todos os benefícios destes modelos de contratação e monte conosco uma proposta personalizada para as suas necessidades!

 

Comments are closed.

EN PT ES