Entenda como a tecnologia pode auxiliar nas contratações

Quando falamos em marketplace, logo nos remetemos ao seu significado inicial: um shopping center virtual. Afinal, esse foi o termo apresentado para os brasileiros lá atrás, há cerca de 12 anos. Até então acostumados a fazer compras apenas em lojas físicas, o público começou a entender que era possível e seguro realizar compras online. Roupas, acessórios, móveis, eletrônicos… tudo se tornou possível de ser comprado pela internet com apenas um clique e entregue no conforto de casa. 

Com o passar do tempo, notou-se a necessidade de possibilitar a venda de outros tipos de serviços pela internet, principalmente no período de pandemia que vivemos atualmente. Para o mercado não parar, realizar vendas online se tornou a única solução para boa parte das empresas. Mas será que é realmente possível aplicar esse tipo de ação para todos os segmentos do mercado? Bom, no mercado de RH, já podemos dizer que sim. 

Marketplace de Recrutamento & Seleção

Com tantas modificações no cenário econômico desde o início da pandemia, onde grande parte das empresas se tornaram quase 100% remotas, o mercado de recrutamento e seleção não poderia ser diferente. A necessidade de profissionais qualificados continua, assim como a procura por novas oportunidades.

Para se adaptar a essa nova realidade, surge o marketplace de recrutamento.  Uma plataforma responsável por atender as solicitações de vagas nos mais variados nichos, desde estágios até cargos de alta complexidade. O grande objetivo do marketplace de RH é conectar os interesses das empresas e dos profissionais, oferecendo total suporte para ambas as partes para suprir todas as expectativas.

A importância de um recrutador capacitado

Engana-se quem pensa que o processo de marketplace de RH é tão simples a ponto de poder ser resolvido diretamente entre a empresa e o profissional. A busca pelo futuro colaborador perfeito e até mesmo pela empresa que possui o fit perfeito com um profissional que deseja uma recolocação no mercado é algo complexo e deve contar com a orientação de um recrutador experiente.

O recrutador será responsável por utilizar essa plataforma de marketplace em busca de profissionais que possuam um currículo capaz de atender as necessidades da empresa. E em um universo cada vez mais tecnológico, em algumas vagas essa tarefa pode ser bastante delicada e demandar um tempo maior por parte do recrutador.  Isso porque encontrar profissionais que tenham todos os skills necessários é algo complexo, e quando existem, geralmente estão empregados. 

É aí que entra a “mágica” que somente um recrutador experiente é capaz de realizar: o poder de convencimento sobre aquele possível candidato de forma que ele se sinta atraído a fazer uma transição de emprego, mostrando o quanto essa mudança pode afetar positivamente a vida dele tanto no pessoal, como no profissional. E para isso, é preciso ter habilidade. 

Headhunter + marketplace = match perfeito

Existe um nicho bastante específico no mercado de recrutamento e seleção, onde o recrutador tem como objetivo preencher vagas de alta complexidade, bastante específicas e com sólidas experiências prévias. Trata-se de um headhunter

O headhunter, em conjunto com um bom marketplace de recrutamento é capaz de atrair candidatos com as competências necessárias de maneira muito mais prática e eficiente, já que utilizam da tecnologia para trabalhar a seu favor. Alguns sistemas também auxiliam o processo de recrutamento, realizando alguns filtros e trazendo para o processo seletivo profissionais que realmente tenham fit com a empresa. 

É claro que a análise mais criteriosa segue feita pelo headhunter, até porque precisamos de um profissional avaliando esse candidato para que não ocorra nenhum tipo de erro em relação à vaga, além de estar disponível para sanar todas as dúvidas do candidato em questão. De toda forma, o processo seletivo com esse apoio tecnológico acaba se tornando mais dinâmico, além de possibilitar uma entrega com mais qualidade. 

Economia para as empresas

Contar com o auxílio de um marketplace é benéfico tanto para encontrar o profissional ideal, com a ajuda de sistemas avançados que agilizam o processo e minimizam erros, quanto para proporcionar economia às empresas que solicitam seus serviços. Isso porque um processo mais rápido e realizado pela internet gera menos custos finais para a companhia, mostrando-se uma grande vantagem em comparação aos processos tradicionais. 

O marketplace de RH em sua essência

Em suma, o marketplace no RH é responsável por ser a plataforma que conecta as empresas com os melhores profissionais do mercado. E com a tendência do trabalho remoto crescendo a cada dia, o leque de oportunidades para empresas e candidatos também acompanham esse avanço. Para suprir tais necessidades, é importante contar com profissionais de recrutamento que são capazes de entender as dores de cada cliente e trazer as melhores soluções.

A Headhunters, plataforma responsável por conectar empresas e recrutadores remotos parte do Grupo Hprojekt, surge para acompanhar essa nova tendência de mercado. Um marketplace totalmente adaptável aos processos da sua empresa em busca de trazer resultados com o máximo de qualidade e agilidade. São mais de 250 recrutadores qualificados prontos para atender todas as demandas do seu negócio. 

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui. Será um prazer atendê-lo e trazer as soluções que você e sua empresa procuram! 😉

Comments are closed.

EN PT ES