Modelo de contratação se mostra a melhor alternativa no cenário atual

Após mais de um ano vivendo grandes incertezas em diversos cenários, inclusive no econômico, a vacinação contra a Covid-19 já está em estágio avançado no país e, com isso, vemos diversos segmentos se reerguendo e tentando voltar à rotina aos poucos. Apesar de vermos muitos comércios fechando por conta da pandemia,  outros conseguiram se segurar nesse período e fazem novas apostas para o período pós pandemia. 

Com isso, diversas manobras começam a ser feitas para se adaptar a essa nova realidade. Quando falamos do comércio varejista, por exemplo, é bastante compreensível que cada passo seja minuciosamente pensado. Isso porque muitas dessas empresas tiveram de enxugar o quadro de colaboradores no início da pandemia, e contratar um grande número de funcionários novamente pode ser algo arriscado.

Dessa forma, a contratação de temporários tem se mostrado uma excelente alternativa para momentos como esse. Com a economia se restabelecendo, porém em passos lentos, é preciso se preparar, mas de maneira cautelosa. Para o próximo trimestre, por exemplo, estima-se que sejam abertas cerca de 630 mil novas vagas temporárias, de acordo com informações publicadas pelo jornal O Dia.

Podemos afirmar que as expectativas para o próximo semestre são bem melhores do que as do ano passado. Com o avanço da vacinação, estima-se que boa parte da população adulta tenha recebido a primeira e a segunda dose até o final do ano, permitindo assim a volta da “vida normal” com mais segurança e, consequentemente, fomentando a economia.

Diversos segmentos em expansão 

Se no ano passado a contratação de temporários esteve focada principalmente nos setores industriais e de saúde, em 2021 foram ampliadas as procuras relacionadas a serviços pessoais, como reservas em hotéis, salões de beleza, restaurantes e pequenos comércios. 

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) acredita que nos próximos meses haja um aumento de cerca de 20% em contratações temporárias, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso mostra o quanto o avanço da vacinação tem sido benéfico para a retomada do mercado de trabalho.  

O segundo semestre promete

E pensando além, podemos lembrar que os períodos das festas de fim de ano são os mais requisitados na busca de profissionais temporários no mercado de varejo. E não é para menos: as demandas em lojas, restaurantes e diversos outros segmentos de serviço chegam a triplicar nessa época do ano. 

Para os proprietários desses estabelecimentos, a contratação de temporários se mostra a melhor opção para atender esse aumento de demanda nesse momento em específico. Isso porque essa modalidade não afeta de forma tão brusca as finanças da empresa e, de quebra, consegue suprir as necessidades desse momento. 

É benéfico também pois não estabelece um vínculo empregatício longo, podendo ser acordado entre o temporário e a empresa o período no qual será necessário contar com sua prestação de serviços, sendo vantajoso para ambas as partes, já que no caso do colaborador, ele também estará garantindo uma renda extra nesse período. 

A importância de contratar com o auxílio de uma boa empresa

Mas vale ressaltar que esse tipo de contratação deve ser feita com bastante cautela, contando com profissionais que realmente entendam do assunto, para evitar conflitos e/ou qualquer tipo de prejuízo para ambos os lados. 

Pensando nisso, a Hprojekt Outsourcing existe para ser a ponte dessa contratação, trazendo os melhores profissionais para trabalhar nas melhores empresas. Tudo isso feito de maneira prática, segura e ágil. Entre em contato conosco! Estamos à disposição para trazer a solução que a sua empresa precisa 😉

 

Comments are closed.

EN PT ES