Confira algumas dicas para se sair bem nas entrevistas

Ao se candidatar para um processo seletivo, sabemos que o primeiro passo para conseguir se destacar é elaborar um bom currículo (e nós já comentamos aqui no blog algumas dicas para incrementar o seu. Se quiser conferir, basta clicar aqui). Mas, após o currículo ser selecionado e ser convidado a participar de um processo seletivo presencial, você sabe como agir?

A fase do processo seletivo é muito importante para que a empresa saiba mais a respeito do candidato, verificando se o perfil se encaixa com o fit cultural da empresa e entenda se faz sentido contratá-lo para fazer parte da equipe. Além disso, é nesse momento que são avaliadas diversas competências, como a capacidade de trazer respostas práticas e objetivas em um curto período durante a entrevista individual, ou a habilidade para trabalhar em grupo, ao serem realizadas dinâmicas. 

Mas além disso, existem algumas “regrinhas” que devem ser levadas em consideração ao participar de um processo seletivo presencial e que podem te ajudar a conquistar aquela tão sonhada vaga. Quer saber mais a respeito? Então fique ligado(a) no conteúdo a seguir!

Chegue no horário certo

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Sabemos que imprevistos podem acontecer, mas eles também podem muitas vezes ser evitados quando nos preparamos previamente. Sendo assim, se a sua entrevista está agendada para às 14h, por exemplo, programe-se para sair de casa bem antes, de forma que caso algum problema ocorra pelo caminho, seja possível resolver e chegar a tempo. E quando nos referimos “a tempo”, vale ressaltar que nesse caso, seria pelo menos 20 minutos antes do horário combinado. 

Escolha um traje adequado

Os códigos de vestimenta de cada empresa podem variar muito. Se você vai fazer uma entrevista para uma empresa de advocacia, por exemplo, precisa usar trajes muito mais formais do que alguém que está buscando emprego em uma agência de publicidade. 

Aqui, o que vale é o bom senso: utilize roupas que imprimam a sua personalidade, mas que tenham a ver com a cultura da empresa. Evite calçados abertos, roupas justas, shorts e/ou bermudas. Usar bonés ou chapéus também está fora de cogitação. Nesse caso, o menos é mais. O que precisamos nesse momento é chamar a atenção para o seu potencial e não para as suas roupas. 

Estude a empresa

Quer algo mais motivador do que contratar alguém que saiba informações relevantes sobre a companhia e que demonstre interesse em fazer parte do time? Pois bem, os gestores da empresa também pensam dessa forma. Por isso é importante estudar sobre a organização de forma que você entenda mais sobre ela e tenha respostas objetivas quando perguntado sobre a razão pela qual você quer fazer parte. 

Enquanto aguarda, pegue leve no uso de aparelhos eletrônicos

Seja enquanto tomamos café, na sala de espera do dentista ou até mesmo quando não estamos fazendo nada, o nosso celular é uma distração poderosa. E enquanto aguardamos uma entrevista de emprego não seria diferente, certo? Depende. Você pode sim, mexer no celular enquanto espera, porém com parcimônia. 

Evite assistir vídeos em volume alto e não utilize fones de ouvido, afinal, alguém pode te chamar e você nem perceber por estar muito entretido no celular. Sendo assim, é válido aproveitar esse período de espera para estudar um pouco mais sobre a empresa ou até mesmo guardar o celular no bolso e observar a movimentação ao seu redor. Quem sabe isso também não te ajuda durante a entrevista?

Sua postura fala sobre você

Sabemos que a tensão faz parte do momento da entrevista. Mas tente se mostrar confiante! Uma boa postura e expressão de atenção mostram que você está realmente empenhado em integrar a equipe e passam uma imagem mais disposta. Se achar complicado saber a postura ideal entre o “à vontade” e a “postura de tensão”, tente treinar previamente em casa. Isso pode te ajudar bastante.

Demonstre segurança ao se comunicar

Além da postura, o diálogo é sempre muito observado durante os processos seletivos. Por isso, evite usar gírias e falas muito informais. Não significa que você precisa ser 100% formal, mas é preciso saber diferenciar uma conversa com gestores de uma empresa do que uma conversa cotidiana com os amigos, por exemplo. 

Prepare-se para diferentes tipos de perguntas

Cada processo seletivo é diferente do outro. Sendo assim, não podemos prever quais atividades ou quais perguntas serão realizadas. Porém, existem algumas questões que podem ser consideradas padrão nesse tipo de entrevista. Perguntas sobre seus planos a longo prazo, ou o que você faria durante uma situação conflitante são comuns, então esteja preparado para responder questões do tipo. Quanto mais claro e objetiva for sua resposta, melhor.

Mostre que você sabe trabalhar em grupo

Para uma empresa crescer, é preciso que todos os profissionais que fazem parte dela estejam alinhados em busca do mesmo objetivo. Por isso, é muito importante mostrar suas habilidades trabalhando em equipe, principalmente quando durante o processo seletivo há dinâmicas em grupo. O profissional capaz de se comunicar bem e realizar atividades em conjunto sempre se destaca, então não pense em agir individualmente, ok? Trabalhe com os colegas da dinâmica! 

Curtiu as nossas dicas? Então aproveite e envie para algum amigo(a) que está em busca de emprego. Assim, quando ele(a) for aprovado(a) na próxima entrevista, terá todas as dicas necessárias para garantir a vaga dos sonhos!

E se você está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, não deixe de conferir as vagas disponíveis no site da Newik e se candidatar.

Esperamos por você, boa sorte! 🙂

Comments are closed.

EN PT ES