Confira nossas dicas e garanta aquela tão sonhada vaga

Chegou o grande momento: você recebeu aquela ligação tão esperada para agendar uma entrevista de emprego para os próximos dias! E depois de toda a adrenalina que essa situação proporciona, começam as dúvidas: qual seria a melhor forma de agir durante a entrevista para demonstrar confiança e conquistar aquela vaga de emprego tão disputada? 

Demonstrar confiança é muito importante para que o recrutador sinta que você está preparado e seguro de suas afirmações, de forma que possa confiar em você e no seu potencial de trabalho. Com essa segurança, será muito mais fácil ser considerado(a) uma opção para preencher o cargo disponível. 

E pensando nisso, queremos ajudar a tornar a sua experiência em algo bastante tranquilo e proveitoso, de forma que você se sinta preparado para encarar qualquer desafio – e entrevista também!  Confira a seguir, algumas dicas valiosas para manter a postura e se preparar para o grande momento em que você for avaliado para a vaga dos seus sonhos:

Respire fundo

Você sabia que respirar da maneira correta pode auxiliar na melhora da ansiedade? É o que afirma o estudo publicado pela BBC. O ato de “respirar melhor”, ou seja, realizar respirações mais lentas e profundas trazem uma sensação de relaxamento para o cérebro, diminuindo a ansiedade e até mesmo riscos de aumento de pressão arterial e depressão. 

A prática de exercícios respiratórios vem se mostrando um excelente aliado para manter a calma e também a disposição durante o trabalho. Exercícios como o mindfulness, que consiste em uma técnica de trabalhar o pensamento e a respiração para ajudar a pessoa a focar no momento presente, são uma ótima solução para espantar o medo e se sentir ainda mais confiante durante uma entrevista.

Pesquise sobre a empresa

Nós só podemos dizer que nos identificamos com algo quando temos conhecimento a respeito do assunto, certo? E para estar ainda mais confiante na hora de responder o recrutador e/ou o gestor responsável pela entrevista, nada melhor do que demonstrar que está a par dos assuntos da companhia. 

Esse é um claro sinal de interesse: estude sobre a empresa, entenda suas atividades, seus valores e quais são seus compromissos. Aproveite para demonstrar também a sua vontade em fazer parte do time para agregar ainda mais nos processos da organização. Isso faz toda a diferença!

Ensaie previamente suas respostas

Apesar de cada entrevista ser de um jeito, a base é sempre a mesma: trata-se de uma conversa entre um gestor e um candidato. Por isso, algumas perguntas se tornam até um padrão, independentemente da área de atuação. Sendo assim, aproveite o período pré-entrevista para ensaiar quais respostas você daria para algumas perguntas mais tradicionais. Assim, você se sentirá mais seguro(a) quando esses questionamentos serão feitos na prática. 

Seja o seu melhor amigo

Todos possuímos qualidades e defeitos, isso é algo que faz parte do ser humano. E durante uma entrevista, é comum ser questionado a respeito disso. Ao mencionar suas qualidades, exalte o que há de melhor em você e aquilo que você acredita que pode te auxiliar na entrega de um bom trabalho. Quando falar dos defeitos, não minta a respeito, mas mostre que está trabalhando para melhorar. Demonstrar iniciativa para melhorar como indivíduo e também como profissional poderá abrir muitas portas para você.

Não se esqueça de ser pontual

Uma pessoa que se atrasa para a entrevista de emprego pode aparentar um certo desleixo para os empregadores, além de não passar a imagem de um profissional confiável. Afinal, se ele se atrasar para a primeira entrevista, como será sua rotina com as obrigações do dia a dia?

Salvas algumas exceções (carro quebrou, transporte público atrasou, chuva, queda de conexão da internet), é muito importante estar preparado para qualquer adversidade que possa ocorrer. Dedique-se a evitar imprevistos e seja o mais pontual possível. 

Foque também na linguagem corporal

Durante uma entrevista, todo detalhe conta. No caso de uma entrevista presencial, olhe nos olhos do entrevistador, mantenha a calma para dar suas respostas e evite gesticular ou se mexer demais. Isso pode dar indícios de nervosismo, e não queremos causar essa impressão! 

Agora, no caso de entrevistas feitas online, foque em escolher um ambiente com boa iluminação e boa captação de áudio, para que tanto o entrevistador possa ouvir bem as suas respostas, quanto você ouvir as perguntas dele corretamente, evitando possíveis ruídos de comunicação que podem prejudicar sua performance.

Acredite em si mesmo

E por último, mas não menos importante: acredite em si mesmo. Você tem sim, capacidade de alcançar aquele tão sonhado emprego. Quando utilizamos a fórmula da dedicação, do empenho e do estudo, não tem como dar errado! Então acredite em você, mostre que você é capaz e que está pronto para viver novos desafios e solucioná-los todos os dias. Um profissional esforçado e proativo é tudo o que as empresas precisam. E você pode ser esse profissional! 

 

Gostou das dicas de hoje? Temos certeza de que elas são capazes de ajudar você a se tornar cada vez mais confiante e se sentir muito melhor durante as entrevistas de emprego.

Lembre-se: a entrevista é uma conversa, onde os entrevistadores querem saber mais sobre você e o que você pode acrescentar para a empresa. Não sinta medo. Apenas esteja seguro e seja você.

Se você está em busca de um novo estágio, trainee ou recolocação profissional, a Newik está pronta para te ajudar! Acesse o nosso portal de vagas, confira todas as oportunidades disponíveis e boa sorte! 😉

 

Comments are closed.

EN PT ES