Saiba todos os segredos para iniciar sua carreira em uma grande empresa 

Se você é um aluno recém-graduado de alguma universidade do país, provavelmente já se deparou com alguma chamada para participar de um programa de trainee. Esse processo tem como objetivo recrutar jovens em início de carreira para desenvolver suas habilidades, gerindo diferentes tarefas dentro das corporações em busca de assumir grandes responsabilidades no futuro. 

Os programas de trainee são interessantes porque trazem uma visão 360º do negócio (o que é muito importante para quem está começando), proporcionando uma experiência mais rica, além de permitir um excelente networking no período do programa. O salário também costuma ser bastante atraente, ficando em uma média de R$5 mil mensais, um valor interessante para quem está em início de carreira e sem muita experiência.

É claro que, para participar desse tipo de processo seletivo, existem algumas exigências de perfil. Em relação à idade, por exemplo, costumam ser selecionados em sua maioria, candidatos com idades entre 22 e 30 anos, que possuem domínio ou ao menos compreensão de uma língua estrangeira (podendo variar entre inglês e espanhol conforme a empresa) e com cursos extras relevantes para o cargo. 

Como devo me preparar para participar de um programa de trainee?

Primeiramente, é muito importante se organizar antes de participar de um processo como esse. Um programa de trainee costuma ter várias etapas e exige um certo preparo por parte do candidato. Sendo assim, para auxiliar você a enfrentar esse desafio (e vencê-lo!), separamos algumas dicas muito importantes para você se dar bem dentro do processo seletivo e garantir a sua vaga no programa de trainee daquela tão sonhada empresa. Confira! 

1- Estude a empresa a fundo 

Vale ressaltar que essa dica é muito importante e não só para programas de trainee, mas também para todo processo seletivo que você possa participar ao longo da sua vida profissional. O gestor que fará a entrevista com você quer entender o porquê da sua vontade em fazer parte daquela empresa, então é essencial que você entenda quais são os valores e princípios da companhia, se estão de acordo com aquilo que você acredita. E uma boa resposta só será possível se você estudar a fundo a empresa e entender melhor como a engrenagem funciona.

Com esse tipo de resposta na ponta da língua, fica mais fácil responder sobre sua admiração pela companhia, ou comentar sobre algum produto ou estratégia na qual você acredita possuir o mesmo posicionamento. Isso pode ajudar muito tanto no momento da entrevista individual, como nas dinâmicas em grupo. 

2- Faça uma boa apresentação pessoal

Quando falamos sobre apresentação pessoal, não falamos apenas de estar apresentável para a entrevista (sendo presencial ou online, é importante passar uma boa imagem com um traje mais apropriado para a ocasião), mas também sobre estar preparado para vender o seu peixe. 

É nesse momento que você deve trazer de maneira resumida suas experiências e competências, mostrando o quão preparado está para assumir esse novo desafio. Uma boa comunicação (ensaie antes da conversa, caso ache necessário) e ter respostas rápidas para perguntas do tipo “como você se vê pessoalmente e profissionalmente em cinco anos?” podem te ajudar a mostrar a sua capacidade de se sair bem em diferentes situações do cotidiano da empresa.

3- Seja multidisciplinar

Os programas de trainee tem como objetivo trazer diversas experiências para os jovens aprovados, ou seja, ao serem selecionados, todos irão desenvolver atividades com caráter gerencial. Em boa parte das empresas são criados alguns projetos com começo, meio e fim para que sejam desenvolvidas as habilidades de cada um. 

A interação com os gestores também é muito importante, para que sejam alinhadas as atividades com as expectativas do gestor para aquele trabalho. É com a ajuda deles que o trainee se prepara para ser um profissional capaz de lidar com um cotidiano repleto de tomadas de decisões, pressão, além de uma visão mais realista sobre a empresa e sua postura perante o mercado. São verdadeiros mentores para o desenvolvimento desses profissionais. 

4- Foque em aprender um segundo idioma

Muitas das grandes empresas que abrem processos seletivos para programas de trainee são multinacionais. Ou seja, são companhias que devem se retratar para suas unidades principais, que costumam estar localizadas em outros países. Em muitos casos, o contato com colaboradores de outro país é constante e por isso, existe a necessidade de ter ao menos uma noção intermediária de um segundo idioma.

Geralmente, o inglês e o espanhol são os idiomas mais solicitados pelas empresas. Por isso, é válido investir em um curso presencial ou até mesmo estudar online, além de aproveitar algumas experiências para treinar outra língua. Assistir filmes e séries sem legenda, ou acompanhar letras de músicas internacionais, por exemplo, podem te ajudar a abrir esse leque de conhecimento. E o colocará à frente de outros candidatos que não possuem fluência na língua estrangeira. 

5- Invista na sua carreira 

Essa última dica é valiosa tanto para quem participa de programas de trainee, como para qualquer outro tipo de processo seletivo. Agregar cada vez mais conhecimento por meio de cursos, palestras, vivências e até mesmo algumas experiências pessoais é extremamente vantajoso para o seu currículo. 

O conhecimento é algo que jamais perde sua validade e que te auxilia em busca do crescimento e valorização profissional. Além disso, compartilhar conhecimento é algo que pode ser transmitido para outros colegas de trabalho, sendo visto com bons olhos por parte dos gestores, auxiliando a equipe como um todo.

Sempre existe algo novo para aprender. Estude, dedique-se, seja curioso. Temos certeza de que, com isso, não existe outra possibilidade de resultado a não ser o sucesso!

Gostou do conteúdo? A Newik, empresa do Grupo Hprojekt, está presente em diversos programas de trainee, participando de todo o processo e desenvolvimento de jovens profissionais até sua aprovação dentro das companhias. Ficou interessado? Então confira as vagas disponíveis para os processos seletivos que estão abertos atualmente clicando aqui.

Comments are closed.

EN PT ES