Saiba como melhorar seu rendimento mesmo trabalhando de casa

O home office se tornou uma realidade na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. O movimento, iniciado por empresas de grande porte, costumava oferecer ao funcionário um dia de trabalho em casa (ou em qualquer outro local, contanto que as atividades combinadas fossem entregues no prazo determinado). Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o que fazia parte de apenas um dia da rotina de vários profissionais, hoje é o dia a dia de muitos.

Enquanto algumas pessoas afirmam não ter se adaptado a esse modelo de trabalho, outras não querem mais saber de voltar para o escritório. Ou ao menos querem ter o direito de escolha. É o que afirma a reportagem publicada pela CNN Brasil, que afirma que 9 entre 10 brasileiros desejam ter a opção de decidir voltar ao trabalho presencial ou não.

Inclusive, esse é um assunto bastante recorrente entre os profissionais de RH. Em entrevistas, um dos maiores questionamentos por parte dos candidatos é justamente se há opção de trabalho remoto. E isso tem sido notado pelas empresas. Em matéria da rádio CBN, cerca de 85% dos gestores pretendem manter o modelo de trabalho híbrido, para atender às demandas de ambos os lados. 

 Ficar em casa definitivamente pode ser uma opção?

Algumas empresas notaram o aumento de produtividade ao manter seus funcionários em casa (um aumento de cerca de 41%, segundo pesquisa publicada pelo portal G1), além de gerar economia em relação às despesas fixas que um escritório possui. 

Empresas como o Google e Heineken já informaram que com essa tendência, deixarão essa decisão de home office x trabalho presencial por conta de seus funcionários. Eles poderão escolher de qual lugar eles preferem trabalhar. 

E se você faz parte do grupo que é a favor do home office, vale ressaltar que apesar de trabalhar em casa, é preciso seguir algumas orientações para auxiliar no aumento da produtividade e até mesmo para causar uma boa impressão para seus gestores! Pensando nisso, separamos 5 dicas de boas práticas no home office para que seu trabalho seja exemplar! Confira: 

1- Defina seu tempo

Sabemos que trabalhar de casa, apesar de mais cômodo, pode também ser mais complicado. Isso porque muitas pessoas têm dificuldade em conseguir separar o pessoal do profissional. Sendo assim, é válido determinar o horário certo de trabalho, deixando todas as tarefas de casa e distrações, como o celular e a TV, bem longe. 

Separar as atividades como se estivesse trabalhando presencialmente, torna mais fácil o aumento da produtividade, sem necessidade de trabalhar além do horário.

2- Trace estratégias e ofereça o seu melhor

Você sabe aonde quer chegar? Quais são seus planos e objetivos a curto, médio e a longo prazo dentro da companhia que você faz parte? Traçar novas estratégias é uma forma interessante de se desafiar todos os dias em busca de oferecer sempre o seu melhor e de quebra, ser reconhecido por isso.

Outro fator importante é dar o seu melhor para trabalhar bem mesmo que dentro de casa. Claro que muitas vezes não é possível ter a melhor iluminação, o melhor computador e o melhor fone de ouvido para sua rotina de home office. Mas caso seja possível, invista nesses equipamentos e em ambientes com boa claridade e silenciosos para participar de videoconferências. Isso faz toda a diferença em relação ao foco durante o serviço. 

3- Melhore sua alimentação

A alimentação também faz a diferença na hora de se concentrar para o trabalho. Ironicamente, muitas pessoas acabam se alimentando de maneira errada mesmo dentro de casa. Uma rotina mal organizada faz com que o tempo livre seja menor e consequentemente, o preparo das refeições seja substituído por pedidos em restaurantes e fast-foods. 

O fato de trabalhar em casa pode ser uma excelente oportunidade para preparar refeições mais saudáveis e de quebra, reservar um tempo para o almoço e jantar. Evite comer em frente ao computador. Pare realmente o que você está fazendo na hora do almoço e da janta, concentre-se na comida. Com certeza o seu rendimento após se alimentar será bem melhor!

4- Mantenha contato com os colegas de trabalho

Não é porque você está em casa que deve deixar de lado o contato e a convivência com seus colegas. Converse por e-mail, por aplicativos de conversa, videochamadas… compartilhe ideias, peça opiniões, ofereça sugestões. O trabalho em equipe é essencial para a qualidade do seu serviço e até mesmo para seu próprio desenvolvimento profissional. 

Mostrar-se disposto(a) e disponível para reuniões e bate-papo com colegas e gestores de forma que possa ajudá-los em seus processos também faz parte das boas práticas. Devemos lembrar sempre que uma boa empresa depende de um time engajado e alinhado! 

5- Exercite sua mente

Para dar o seu melhor como profissional, é preciso se atualizar constantemente. Não deixe de estudar, fazer cursos, aprender novos idiomas, ler livros, reportagens, documentários… tudo aquilo que agrega em nosso conhecimento vale a pena para nossa vida pessoal e profissional, ajudando a enriquecer cada vez mais não só o nosso intelecto, mas também o seu desenvolvimento no ambiente de trabalho. Conhecimento é essencial!

Agora que você já sabe de todas essas dicas, que tal colocá-las em prática e se desenvolver ainda mais? Temos certeza de que é totalmente possível trabalhar na modalidade home office de maneira organizada e produtiva. 

E se você está em busca de um novo emprego ou de recolocação profissional, a Newik, nossa unidade de negócios, está pronta para te ajudar nessa missão!

Clique aqui e acesse agora mesmo o nosso portal de vagas 🙂

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.

EN PT ES