Entenda porque é tão importante ter um bom departamento de RH

Você já parou para pensar na importância que o departamento de recursos humanos tem dentro de uma organização? Mais do que contratar e demitir colaboradores, ele é responsável por realizar a gestão de talentos. Assumindo uma posição estratégica, pode implementar ações e soluções que podem fazer a diferença no dia a dia dos gestores e também dos colaboradores. 

O recrutador precisa ter vasto conhecimento sobre a empresa da qual trabalha, além de entender mais a respeito dos cargos que são disponibilizados, já que é da responsabilidade do setor buscar os melhores candidatos para fazer parte dessa equipe. 

Mas, ao contrário do que muitos pensam, contratar não é uma tarefa tão fácil assim. Apesar de encontrar muitos interessados em um emprego, é preciso entender se aquele candidato será efetivamente o profissional que a organização procura. 

Quer entender um pouco mais sobre tudo que engloba a área de Recrutamento & Seleção? Então fique ligado(a) no conteúdo a seguir e entenda porquê contar com essa área é essencial para o bom desenvolvimento da empresa! 

Quais são as atividades do dia a dia da área de recrutamento?

O RH possui diversas atribuições em sua rotina. Após contratar novos colaboradores, por exemplo, são eles os responsáveis pelo processo de integração dentro da companhia, ou seja: fazer a recepção dos mesmos, acompanhar de perto os primeiros dias de trabalho, explicar mais a respeito da empresa e o funcionamento de cada processo, instruir a respeito da rotina do serviço e muito mais.

Além disso, também é de responsabilidade da área de recrutamento cuidar da comunicação organizacional como um todo. O que isso significa? Que os processos internos da companhia devem ser comunicados também pelo setor de RH para os outros colaboradores. 

Esse vínculo e caráter informativo devem ser feitos constantemente, para criar uma relação de proximidade e confiança entre a empresa e seus funcionários. O RH também pode (e deve) ser uma ponte de comunicação entre essas partes, em busca de sempre melhorar as relações e estreitar laços.

O RH de hoje

Conforme dissemos anteriormente, o departamento de Recrutamento & Seleção nos dias de hoje vai muito além da contratação e demissão de funcionários. Hoje, esse setor possui autonomia e participa ativamente das tomadas de decisão da companhia, trazendo sua visão e auxiliando na traçada de novas estratégias que podem ser cada vez mais benéficas para a empresa.

Podemos dizer também que é o RH que cuida integralmente do bem-estar corporativo, sendo capaz de mediar conflitos quando necessário e estando sempre aberto a comentários, buscando a melhoria contínua no ambiente organizacional.

Quais são os setores do RH?

Para entendermos de forma mais detalhada quais são as atribuições da área de recrutamento, trouxemos algumas das atividades que fazem parte da rotina de quem trabalha no setor. Podemos separá-las da seguinte forma:

Departamento Pessoal

Aqui, são analisadas as responsabilidades burocráticas da empresa. Análise de documentos, leis trabalhistas, propostas relacionadas às finanças… todos esses assuntos são de responsabilidade do departamento pessoal, que por sua vez está dentro da área de recursos humanos.

Recrutamento & Seleção

Nesse caso, estamos falando de todo o processo que envolve uma contratação. Desde o anúncio da vaga, passando pela filtragem dos currículos, agendamento de entrevistas, tudo faz parte da área de R&S em busca de obter os melhores resultados.

Também podemos incluir todo o processo de remuneração relacionado aos novos colaboradores. Definição de salários, com valores justos e que sejam condizentes com o trabalho exercido por esses profissionais. Os benefícios atrelados ao salário, como vale-transporte, vale-alimentação ou refeição e convênio médico também devem fazer parte das tarefas desta área.

O que um bom recrutamento deve ter?

Além de executar todas as funções que mencionamos acima, é muito importante que os profissionais voltados para a área de recrutamento também sejam comunicativos, tenham proatividade, empatia, senso de liderança, responsabilidade e muita vontade de trabalhar em equipe.

Esses são os elementos essenciais para estabelecer um bom time de recrutamento, capaz de atrair os melhores profissionais e além disso, ter grandes ideias que fazem com que os colaboradores se sintam em casa e tenham vontade de construir uma carreira dentro da companhia. 

A Hprojekt Outsourcing é uma empresa de Recrutamento & Seleção pensada para trazer as melhores soluções do mercado para as empresas, realizando a conexão com os maiores profissionais de diferentes áreas.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Comments are closed.

EN PT ES