Saiba quais informações devem ser destacadas para conquistar o emprego dos sonhos

Apesar do momento delicado que vivemos atualmente com a pandemia causada pelo Novo Coronavírus e suas variantes, o setor de empregos vem crescendo de maneira razoável. 

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Economia, somente no mês de fevereiro de 2021 foram criados mais de 401.639 postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Um número bastante expressivo, já que não era obtido um resultado tão satisfatório para esse período há mais de 30 anos.

Com a abertura de novas vagas em diferentes modalidades, levando em conta que o home office se tornou uma realidade no país, é preciso saber qual a melhor forma de se destacar perante as empresas. Um currículo bem feito, contendo as informações necessárias pode abrir portas para diversas oportunidades em grandes companhias. A seguir, confira algumas dicas para deixar o seu currículo ainda melhor:

Insira em primeiro lugar quais são seus objetivos

Se você deseja entrar em uma empresa para ocupar a vaga de analista, por exemplo, insira logo no cabeçalho do seu currículo essa informação. Isso otimiza o tempo do recrutador, que ao visualizar o seu objetivo de primeira, dará uma atenção maior ao seu currículo e terá mais chances de verificar suas habilidades e experiências profissionais.

Vale lembrar que uma visualização prévia de currículo leva, em média, 30 segundos. Por isso é tão importante prender a atenção do recrutador para que ele leve em consideração a separação do seu currículo para que uma análise minuciosa do mesmo seja feita posteriormente.

Seja sucinto

Ao contrário do que muitos imaginam, currículos sucintos, porém bem elaborados, atraem muito mais atenção do que currículos complexos, contendo várias páginas e cheios de informações. Isso porque a visualização deste documento vai demandar um tempo maior do recrutador, sendo que em vários casos, as experiências não vão de encontro ao que o recrutador busca para aquela vaga.

Sendo assim, é interessante trazer informações pontuais sobre suas experiências anteriores e formações acadêmicas, mas de forma bastante resumida. Até mesmo porque é na hora da entrevista que o recrutador deseja saber detalhes sobre toda a sua trajetória profissional. 

Verifique se seus objetivos estão alinhados com as premissas da empresa

É muito comum que, ao buscar um emprego, as pessoas enviem currículos para diversas empresas. Inclusive, para locais nos quais não se identificam com os valores propostos pelas mesmas, o que pode ser um grande erro. Isso porque ao entrar em uma companhia, você terá de viver a cultura dela de maneira intensa. 

Estude sobre o local, conheça seus colaboradores e pesquise referências sobre as atividades realizadas. Se sentir que não está de acordo com seus objetivos a médio e longo prazo, isso pode se tornar uma experiência frustrante para ambos os lados, atrapalhando até mesmo o desenvolvimento dos serviços. Sendo assim, vale a pena selecionar o envio do currículo apenas para empresas nas quais exista uma identificação prévia. 

Mostre-se disponível para mudanças no período pós-pandemia

De acordo com a matéria publicada no portal IG, os empregos na modalidade home office cresceram cerca de 309% no último ano. Entre as vagas disponíveis nesse modelo, o setor de tecnologia está na liderança, com 41%. 

Apesar de grande parte das empresas adaptarem seus serviços para a rotina em casa, com suas atividades sendo realizadas simultaneamente entre os colaboradores de forma on-line, boa parte das companhias durante as entrevistas questionam se os candidatos estão dispostos a mudar de cidade ou estado quando a situação se normalizar.

Se a situação não for impeditiva para você, mostrar-se aberto para esse tipo de mudança pode ser bastante vantajoso. A disponibilidade pode mostrar para a empresa o seu interesse em estabelecer relações a longo prazo, auxiliando no seu crescimento dentro da companhia. Ou seja, é extremamente válido inserir a famosa frase “disponível para viagens e mudanças pela empresa” no currículo!

Organize suas experiências anteriores em ordem cronológica

Para que o recrutador verifique suas informações com mais clareza, é preciso trazer o que há de mais interessante em suas experiências em primeiro lugar. Assim como citamos no começo do texto a importância de frisar seus objetivos, também é importante ordenar de forma cronológica suas experiências anteriores, sempre iniciando da mais recente para a mais antiga. 

E como falamos de um currículo sucinto, mencione com um pouco mais de detalhes apenas as duas últimas experiências em forma de texto, mas mesmo assim, de maneira muito breve. Deixe os detalhes sobre todas as vivências para o seu bate-papo com o recrutador. 

Saber outro idioma é interessante, mas ser honesto também é

Não é segredo nenhum que o fato de saber outro idioma, principalmente o inglês, é muito interessante para abrir mais portas no mercado de trabalho. Saber o nível básico, por exemplo, já auxilia em pesquisas, processos e até mesmo permite a participação em reuniões mais simples. Então, se for possível realizar esse tipo de investimento, vale a pena incrementar o currículo com um curso de idiomas.

Mas também é preciso manter a honestidade caso não possua nenhuma noção de outro idioma. Não são todos os cargos que possuem essa obrigatoriedade e, em muitos casos, se o candidato for talentoso e atender às exigências do cargo, a própria empresa pode considerar contratá-lo mesmo assim e de quebra, pagar um curso para aperfeiçoamento. Ou seja, seja transparente sobre seus conhecimentos!

Revise seu currículo antes de enviá-lo

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas acredite – não é. Diversos candidatos são descartados por trazer informações confusas e/ou erradas nos seus currículos. Seja um telefone ou endereço de e-mail errado, informações vagas sobre seus cursos e experiências, tudo isso pode fazer com que seu currículo seja colocado em cheque. 

Por isso, após inserir todas as informações, revise. Peça ajuda para alguém próximo também verificar o seu currículo. E verifique novamente toda vez que for enviá-lo para uma nova empresa, fazendo adaptações sempre que necessário. Isso pode te garantir muitos pontos com os recrutadores! 

Agora que você já sabe como melhorar o seu currículo, que tal se aprofundar ainda mais no que diz respeito às entrevistas? Acesse o nosso blog e confira nossos conteúdos especiais para candidatos. E caso já se sinta preparado, acesse nosso portal de vagas para ver todas as oportunidades disponíveis e boa sorte! 

Comments are closed.

EN PT ES